Choveu nesta quarta-feira (16), na tarde e inicio de noite na cidade de Santa Terezinha, Região Metropolitana de Patos.
Há registros de pelo menos dois raios caíram na região, um raio no Alto do Roçadinho e outro raio no Sítio Cabaças de Baixo, próximo à cidade.
De acordo com os relatos de populares, no momento da chuva por volta das 17h, foi registrado um grande clarão e um barulho na localidade conhecida popularmente por Alto do Roçadinho. Moradores publicaram nas redes sociais que um raio caiu próximo a Secretaria Municipal de Saúde.
Uma adolescente (14) que reside no Sítio Cabaças de Baixo, estava mexendo no celular que estava carregando na tomada na hora da chuva, de repente um raio caiu na propriedade rural e a jovem foi atingida por uma descarga elétrica. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) a socorreu para o Hospital Regional de Patos. Ela recebeu alta e já está em casa se recupera bem.
Também há informações que outras pessoas estavam na rua no momento do fato e tiveram pequenos choques, a exemplo de um jovem que estava com um guarda-chuva e recebeu a descarga elétrica. Existem relatos que algumas TVs, receptores e lâmpadas foram queimados.
Nessa quarta-feira, ouvintes ligaram para o jornal Conexão com a Notícia, da Rádio Conexão FM de Santa Terezinha e disseram que na noite da terça-feira ocorreu uma chuva no sítio Santana, com fortes ventos que derrubaram várias árvores e destelhando algumas casas.
De acordo com a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer – PB), nas últimas 24h, choveu 13,5 mm.
De acordo com o de acordo com os dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Centro de Ciências do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), na Paraíba, caem em média, 200 mil raios por ano.
O Portal Santa Teresinha dá algumas dicas para se prevenir contra os raios: É recomendável que durante tempestades as pessoas fiquem em casa e só saiam se for realmente necessário. Desligar da tomada todos os eletrodomésticos e eletrônicos; use o celular só em caso de urgência; não ficar perto de portas de ferro; não ficar perto de cercas, linhas elétricas e estruturas metálicas; se estiver viajando, permaneça dentro do transporte; fique longe de árvores isoladas; não permaneça dentro de água; evite campos abertos (campos, piscinas, etc); só retorne as suas atividades quando tiver a certeza que a tempestade foi encerrada.