O resultado do Sisu 2022 foi divulgado nesta terça-feira (22), e as instituições de ensino superior da Paraíba já começaram a realizar os cadastros dos candidatos aprovados na chamada regular a partir desta quarta-feira (23).
Cada instituição de ensino tem um procedimento específico para o candidato realizar a matrícula que deve ser seguido à risca. Confira, abaixo, o cronograma de cada instituição:
Foram ofertadas 7.625 vagas para ingresso nos 1º e 2º períodos letivos de 2022 da UFPB (períodos letivos 2022.1 e 2022.2), distribuídas entre os 122 cursos participantes do SiSU na primeira edição de 2022. Será realizado cadastramento online no dia 23 de fevereiro, a partir das 8h, até as 17h do dia 25 de fevereiro de 2022, e dia 3 de março de 2022, da 0h até as 17h, por meio eletrônico.
No dia 4 de março, da 0h às 17h, será realizado o cadastramento online dos candidatos retardatários e, no dia 8 de março, da 0h às 17h, será realizada a retificação dos documentos.
O cadastramento será realizado, exclusivamente pela internet, através de acesso por endereço eletrônico ao sistema Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa-UFPB).
O candidato selecionado na chamada regular do SiSU, conforme disposto pelas normas estabelecidas pelo INEP, receberá código de acesso ao sistema encaminhado ao e-mail do candidato, cadastrado no ato da inscrição para participação do SiSU 1º/2022, realizado através do portal SiSU.
Com o código de acesso ao sistema, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico do SIGAA para preencher formulário e anexar documentação comprobatória específica para sua modalidade de vaga, em conformidade com as regras elencadas no edital.
O edital dispõe, também, que para participar da Lista de Espera, o candidato deverá manifestar seu interesse em apenas um dos cursos para o qual optou concorrer em sua inscrição, por meio da página do SiSU, no período de 22 de fevereiro até as 23h59 do dia 28 de fevereiro de 2022.
Na UFCG, o cadastramento e matrícula são procedimentos diferentes. O cadastramento (registro acadêmico) é o procedimento por meio do qual o candidato selecionado se torna aluno da UFCG. Já a matrícula é o procedimento por meio do qual o aluno define as disciplinas que irá cursar em cada período letivo. Os dois procedimentos são obrigatórios para garantir a vaga na UFCG.
Os candidatos classificados nos cursos da UFCG deverão encaminhar a documentação digitalizada para cadastramento (registro acadêmico) desta quarta-feira (23) até as 23h59 do dia 28 de fevereiro, por meio de formulário online.
A documentação exigida é informada no Edital PRE Nº 01/2022, conforme o tipo de vaga informado pelo candidato em sua inscrição no SiSU. O não envio da documentação exigida implicará na perda do direito à vaga. A análise e validação da documentação enviada pelos candidatos serão realizadas pelas coordenações de cursos de 25 de fevereiro até as 18h do dia 4 de março.
No caso de documentação irregular, a coordenação do curso informará ao candidato, via e-mail (o mesmo informado no ato da inscrição no SiSU) da impossibilidade de proceder ao cadastramento, para que o mesmo possa regularizar a situação, com envio da documentação solicitada para o e-mail da coordenação do curso.
Em caso de dúvidas sobre o procedimento e documentação, o candidato deverá entrar em contato, por e-mail, com a coordenação do seu curso.
As matrículas da UEPB serão realizadas das 10h desta quarta-feira (23), até as 15h do dia 8 de março. Os estudantes selecionados devem atentar ao envio da documentação completa para que sua matrícula seja efetivada. Confira a documentação necessária.
Somente será permitida a matrícula aos estudantes que apresentarem todos os documentos exigidos no edital. Conforme a matrícula for processada, a coordenação enviará o comprovante de matrícula via e-mail em até 48 horas após o envio dos documentos. Basta que o candidato envie o e-mail com a documentação uma única vez.
A documentação deve estar completa e ser enviada em arquivo único, formato PDF e legível. Caso não esteja legível, o candidato perderá a vaga. Os candidatos às vagas para as pessoas negras devem atentar para a convocação indicada pela Comissão de Heteroidentificação. Os candidatos das demais cotas enviarão a documentação diretamente para a coordenação do curso.
No caso dos candidatos que foram convocados às vagas destinadas a ação afirmativa, para quem estudou em escola privada, com bolsa e é vulnerável socioeconomicamente, e que não está cadastrado no CadÚnico, deve encaminhar a documentação financeira, para o e-mail asstecnica.prograd@setor.uepb.edu.br.
Quando as aulas presenciais forem iniciadas, os alunos deverão entregar os documentos de matrícula autenticados, ou apresentar à Coordenação do curso os documentos originais para que possa atestar a autenticidade dos mesmos. Caso o candidato não efetue esse procedimento, ele terá sua matrícula cancelada.
Quem já cursa alguma graduação e vai ingressar em um novo curso por meio do SISU 2021.1 precisa cancelar sua atual matrícula para poder efetivar a nova. Quem é aluno da UEPB e deseja cancelar sua matrícula vigente para efetuar matrícula em novo curso, deve enviar a solicitação de cancelamento para o e-mail recepcao.prograd@setor.uepb.edu.br. Aqueles que não foram selecionados na Chamada Regular podem declarar interesse em participar da lista de espera, até o dia 8 de março, no site do SiSU.
O IFPB ofereceu 1.710 vagas em 43 cursos de graduação para o primeiro semestre de 2022. Os cursos superiores são distribuídos em 10 campi: Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel e Sousa.
A pré-matrícula dos candidatos classificados serão efetuadas de forma remota de 23 de fevereiro a 2 de março pelo Portal do Estudante do IFPB. Porém, o candidato deve ficar atento às datas de entrega de documentação de cada campus, pois os cronogramas de matrícula dos campi não são necessariamente iguais. O candidato que não efetivar a pré-matrícula no prazo estabelecido perderá o direito à vaga.
Cronograma do SiSU:
- Matrícula ou registro acadêmico: 23 de fevereiro a 8 de março
- Manifestação de interesse em participar da lista de espera: 22 de fevereiro a 8 de março
- Resultados da lista de espera: a partir de 10 de março