As crianças que foram vacinadas com doses de adulto e doses vencidas contra a Covid-19, em Lucena, Região Metropolitana de João Pessoa, não tiveram reações adversas graves, segundo informou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em nota enviada ao g1 nesta quinta-feira (17).
A vacinação de 36 crianças com doses vencidas teria acontecido na cidade desde dezembro de 2021 e o fato veio à tona no dia 15 de janeiro, após uma denúncia apresentada ao Ministério Público Federal (MPF). Outras 13 crianças foram imunizadas com doses para adultos.
Segundo a Anvisa, o caso dos erros de vacinação em Lucena foi investigado sob coordenação do Ministério da Saúde, no âmbito do Comitê Interinstitucional de Farmacovigilância (CIFAVI), do qual a agência é membro.
“Não houve relatos de eventos adversos graves envolvendo as crianças que receberam a vacina inadequada, até o momento”, disse a Anvisa em nota.
No dia 9 de fevereiro, as 36 crianças que foram imunizadas com doses vencidas receberam a dose correta do imunizante. No dia 23 de fevereiro, as que foram imunizadas com doses de adulto vão receber as doses corretas da vacina contra a Covid-19.
A campanha de vacinação em Lucena passou pela intervenção do Governo da Paraíba após a aplicação incorreta das doses, mas voltou a ser de responsabilidade do município desde o último dia 10.
A Anvisa disse ainda que entende que a situação encontra-se sob controle da direção estadual do SUS e que segue no monitoramento do caso junto ao CIFAVI e disponível para apoiar a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) e a Gerência Executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba (GEVS/SES/PB), caso necessário.