O Banco Central liberou novamente a consulta a dinheiro “esquecido” pelos brasileiros nos bancos. Muitos foram pegos de surpresa com a informação de que havia algum dinheiro para resgatar. Foi o caso do paraibano Adryws Icaro, de 27 anos, que já faz planos para o dinheiro. “Queria resgatar, em média, mil reais”, declara.
A consulta acontece depois da interrupção do serviço em janeiro, quando o volume de acessos derrubou o site do Banco Central. Segundo o BC, os valores esquecidos nos bancos serão devolvidos somente a partir de 7 de março.
Adryws é recepcionista e trabalha com eventos. No início da pandemia da Covid-19, foi bastante afetado com o fechamento de estabelecimentos e com a interrupção de festas e eventos. Por isso, já se programa para usar o valor. “Pagaria algumas pendências que adquiri na pandemia quando fechou tudo”, conta Adryws.
Quando soube que poderia resgatar o valor, Adryws diz que ficou surpresa e não imaginava. “Qualquer valor é bem vindo pra quem está precisando”, ressalta.
O sistema disponibilizado pelo Banco Central não informa a quantia que será recebida. A mensagem deixa claro apenas que há valores a receber e qual a data de solicitação do resgate do dinheiro. Quem não tem dinheiro esquecido em bancos, receberá na tela a seguinte mensagem: “atualmente você não tem valores a receber”.
Página do BC informa que cidadão tem valores a receber em consulta feita na manhã de segunda — Foto: Reprodução
Como fazer a consulta
O serviço foi restabelecido em uma página específica. Mas, no primeiro acesso, o cliente pode consultar apenas se há ou não recursos disponíveis. Por ora, basta informar o CPF ou CNPJ.
Ao fazer esta primeira consulta, o cliente do banco recebe uma data e período para consultar e solicitar o resgate do saldo existente. As datas são agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa, conforme calendário abaixo. Entenda abaixo como fazer a consulta.
- Acesse o site https://valoresareceber.bcb.gov.br/
- Segundo o Banco Central, os clientes precisam do CPF, no caso das pessoas físicas, e do CNPJ, no caso das empresas, para consultar a existência de recursos para saque.
- A página vai informar uma data para consultar os valores e solicitar o saque – anote esta data
- Na data informada, retorne à página https://valoresareceber.bcb.gov.br/
- Use seu login gov.br para acessar o sistema
- Após o acesso, consulte o valor e solicite a transferência
Como será o pagamento?
A devolução será preferencialmente por PIX. Após acessar o sistema, se o cliente solicitar o resgate sem a chave PIX, a instituição financeira escolhida entrará em contato para realizar a transferência.