Em meio a um colapso na saúde de Cajazeiras, onde falta atendimento médico nos postos de saúde municipais, principalmente na parte da noite e nos finais de semana, o prefeito Zé Aldemir (PP), em entrevista direto de João Pessoa, neste domingo (6), para a Rádio Alto Piranhas, lançou seu nome para prefeito de São João do Rio do Peixe, cidade da região.
Segundo Zé Aldemir, ele fará uma consulta à Justiça Eleitoral e se for possível se afastará da Prefeitura de Cajazeiras seis ou nove meses antes das Eleições. Caso não seja possível, a candidata em 2024, será sua esposa Dra. Paula Francinete (PP), que postula esse ano de 2022 a reeieção para deputada estadual.
CAOS NA SAÚDE DE CAJAZEIRAS
Além da falta de médicos nos PSF’s, a cidade passa por outra crise na saúde pública, ocasionada pela decisão da direção do HUJB (Hospital Universitário Júlio Bandeira) de só receber pacientes infantis em casos de urgência, emergência, observação de 24 horas e internação. Mesmo sendo um município de mais de 60 mil habitantes, o atendimento médico hospitalar de Cajazeiras é 100% dependente dos serviços oferecidos pelo Governo do Estado no Hospital Regional e pelo Hospital Universitário mantido pela Universidade Federal de Campina Grande.
COMPARAÇÃO COM OUTRAS CIDADES
Sem atendimento noturno e nos finais de semana, Cajazeiras fica atrás de cidades menores como São José de Piranhas, Bonito de Santa Fé e São João do Rio do Peixe, que têm seus hospitais municipais com atendimento 24 horas por dia.
GRAVIDADE NA SAÚDE DE CAJAZEIRAS
As novas regras de atendimento do HUJB expuseram a fragilidade da saúde pública na gestão do prefeito Zé Aldemir. Sem recursos até para pagar em dia os servidores, muitas UBS’s estão sem médicos, e a situação está agravada com o recente surto de Covid entre os profissionais.