Na manhã desta última segunda-feira, dia 17 de janeiro de 2022, os vereadores do município de Conceição estiveram reunidos de forma remota, foi a primeira reunião do ano, conduzido pelo Vereador Fidelis Rodrigues (PSDB) que acorreu dentro da normalidade esperada.
Para o expediente legislativo, de ordem extraordinária, teve como objetivo agilizar a tramitação projetos de lei que necessitam de uma certa urgência em sua aprovação, a exemplo do PL nº 01/2022 que cria o departamento de compras, licitações e contratos, uma consequência natural para adaptar o organograma do município a nova realidade da lei de licitações.
Nas conversas de bastidores não se fala em outro assunto, trata-se da tão famosa dança das cadeiras, que modificará o tabuleiro da Câmara Municipal de Conceição, segundo interlocutores próximos ao governo municipal, uma reforma administrativa poderá trazer para o ninho dos “Lacerdas” uma figura conhecida da oposição.
A estratégia, pela lógica política fortalecerá apoio da pré-candidatura do ex-prefeito Nilson Lacerda (Solidariedade) para a Assembleia Legislativa do Estado. O que sabemos é que para o grupo que conseguiu levar o sexto suplente para uma cadeira na Casa Salustiano Leite, uma manobra política como essa é “fichinha” .
Uma das poucas certezas que temos no mundo da política, foi bem traçado por Nicolau Maquiavel (1469-1527) filósofo político, historiador, estadista e escritor italiano, autor da obra-prima “O Príncipe”, ele assim dizia que em política, os aliados de hoje são os adversários de amanhã. Isso faz parte da dinâmica natural do processo político, e como sempre digo : “quem não faz sacrifício, não alcança benefício”.
Na próxima coluna, tecerei algumas considerações sobre o atual quadro da oposição, espero contar com a sua leitura. Até a próxima!