Tem chovido muito no Vale do Piancó nos últimos dias e os dois maiores mananciais da Paraíba, o Açude Estevam Marinho (Açude de Coremas) e a Barragem de Mãe d’Água, ambos localizados no município de Coremas, estão pegando muita água.
O Açude de Coremas tem capacidade para armazenar 744.144.694 m³ d’água e está com 292.138.918 m³, o que corresponde a 39,26% de sua capacidade. A Barragem de Mãe D’água tem capacidade para armazenar 545.017.499 m³ d’água e está neste momento com 221.596.158 m³, o que corresponde a 40,66% de sua capacidade. As informações são da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) e foram publicadas neste sábado, 01/01.
Juntos, os dois mananciais formam o Complexo Coremas/Mãe d’Água, o maior complexo hídrico da Paraíba e um dos maiores do país, importante na pecuária, na agricultura, na produção de peixes e abastecimento de toda a região.
Em determinada cota as águas dos dois mananciais se encontram. O Açude de Coremas pode mandar água para a Barragem de Mãe d’Água e vice-versa, dependendo de quem estiver com mais recarga no momento e, na tarde deste sábado, as águas da Barragem de Mãe d’Água começaram a correr para o Açude de Coremas, momento marcante para José Albertino, secretário de Meio Ambiente de Coremas, que registrou em fotos e vídeos esse acontecimento. “Ver o manancial passando água para o outro é um momento emocionante e nos dá a esperança de que vamos ter um ano de bom inverno”, disse.
Estando cheio, o complexo se torna um “mar d’água”, atraindo turistas de todo o Nordeste. O complexo transbordou pela última vez em 2011, mas não chegou a ser um forte transbordamento, “só lavou o balde”, como o sertanejo costuma dizer. Forte mesmo foi o transbordamento de 2009.