Na luta pelas obras de inclusão do rio Piancó no projeto de transposição do São Francisco, a fundação José Francisco de Sousa encaminhou, nessa quinta-feira, 16, ofícios a senadora Daniella Ribeiro e ao deputado federal Aguinaldo Ribeiro, relatando aos dois parlamentares a necessidade urgente de se alocar recursos para a construção do canal que vai integrar o rio ao Eixo-Norte da transposição, garantindo água a maior parte do Sertão paraibano, inclusive o Vale do Piancó, do Espinharas e do Sabugi.
Os documentos foram encaminhados à senadora e ao deputado federal pelas mãos do líder político e comunitário rural, João Deon Diniz, que é exprefeito de Conceição e um dos mais antigos baluartes pela obra e que agora também se acosta à campanha da fundação pelo início e conclusão do canal Piancó. “O senador Maranhão liderou essa luta, e infelizmente veio seu falecimento, mas agora a senadora Daniella e o deputado Aguinaldo vão abraçar essa causa, até porque não é uma causa paroquial, mas que interessa a maior parte do Sertão do estado”, comentou Deon.
O ex-prefeito tomou conhecimento da luta da entidade não governamental pelo projeto do canal Piancó através do programa radiofônico de Antônio Malvino, que integra uma cadeia de rádios. Assim que soube da campanha da fundação, Deon Diniz imediatamente encaminhou pleitos à senadora e ao deputado, que se comprometeram em abraçar a luta.
Na semana passada, a fundação já havia encaminhado documentos para o Ministério Público Federal em Patos e Sousa, cobrando da Procuradoria da República na Paraíba que se mobilize pela causa, já que se trata de uma obra federa e destinada a algo que é essencial à vida, que é água e principalmente em uma região que naturalmente sofre pela falta de chuva.
Ouçam a partipação do representante da entidade no programa de Malvino: