O prefeito de Aguiar, Tintin Guedes, participou, nessa terça-feira, 14, de uma solenidade no Palácio da Redenção, onde o governador João Azevedo autorizou a liberação de 12 milhões de reais para as obras de construção do radiotelescópio que está sendo implantado no município aguiarense.
O equipamento, que será uma das referências mundiais no estudo do universo, é uma iniciativa do departamento de astrofísica da USP (Universidade de São Paulo) e financiado pelo governo paulista com a colaboração de universidades de diversos pais, entre os quais a China. A partir de agora o projeto passa a ter a colaboração financeira também do governo paraibano
O radiotelescópio será instado em uma área rural de Aguiar escolhida depois de pesquisa no Brasil inteiro e também no Uruguai por ser um lugar livre de poluição eletromagnética. O projeto começou a ser executado há quatro anos, mas teve um longo período de paralisação por causa da pandemia.
Mais do que presenciar o ato de liberação do recurso, o prefeito também assinou o termo de cooperação entre o governo estadual e a USP. A Prefeitura já vem colaboração com o projeto desde que Aguiar foi escolhida para sediar o radiotelescópio. Foi o município quem viabilizou a parceria entre o proprietário da área escolhida e a universidade para que o terreno fosse cedido sem custo e também foi quem abriu a estrada de acesso ao local para o início das obras de infraestrutura, que já foram iniciadas.
A obra é importante porque coloca Aguiar como uma referência da astrofísica mundial. Por causa do radiotelescópio, o município passou a ser conhecido em grande parte do mundo, especialmente nas universidades e centros de pesquisa da astronomia.
O prefeito está muito entusiasmado e acredita que o equipamento trará importante progresso para a cidade, notadamente no campo da educação e da ciência, inclusive, recentemente o município ganhou um polo do IFPB, que é o Instituto Federal de Ciência de Tecnologia da Paraíba e que já está funcionado com uma turma, um avanço para a comunidade.