O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), assinou na manhã desta terça-feira (14) o Termo de Outorga para Concessão de Recursos para implantação do Radiotelescópio Bingo na cidade de Aguiar, Vale do Piancó. A solenidade aconteceu no Palácio da Redenção.
O valor do investimento assinado foi de R$ 12 milhões. O município foi escolhido por ser uma zona livre de ondas eletromagnéticas (geradas pela transmissão de sinais de telefones móveis, televisão via satélite e outros).
O radiotelescópio é uma grande colaboração científica internacional, liderada por cientistas brasileiros, e será erguido em uma região serrana da cidade.
Algumas etapas do projeto já estão em andamento, mas o equipamento principal será um observatório, da proporção de um grande estádio de futebol como o Maracanã, que irá identificar elementos no cosmos a partir da frequência que emitem. O Projeto Bingo é fruto de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e instituições da China, do Reino Unido e de sete outros países.
O Bingo, acrônimo em inglês para “Oscilações Acústicas Bariônicas em Observações Integradas de Gás Neutro”, será fonte de conhecimento científico para pesquisas internacionais e também vai proporcionar o desenvolvimento de diversos setores na Paraíba como o turismo, a educação para jovens, a tecnologia, entre outros.