Mãe e filha vão fazer juntas o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (28). Dona Iêda, de 78 anos, apesar da idade, ela contou que está realizando um sonho e que não tem medo de fazer a prova. Ela pretende retomar os estudos, interrompidos na adolescência, e curtas letras.
Dona Iêda mora em João Pessoa e teve que parar de estudar quando era adolescente, porque, na época, precisava trabalhar. Por causa disso, não pode realizar o sonho de entrar em um curso superior.
Atualmente, dona Iêda quer cursar letras português e se preparou muito para realizar o sonho. Ela falou que, em alguns dias, acordava de madrugada para estudar e se preparar para fazer as provas. Destemida, ela não tem medo de fazer o exame, tampouco de entrar no ensino superior.
“Tô muito ansiosa, mas não tenho medo. Eu leio um bucadinho sempre e seja lá o que Deus quiser”, contou.
A filha de dona Iêda, tem 53 anos, e também vai fazer a prova. Diferente da mãe, ela pretende entrar no curso de biologia.
Idosa de 78 anos faz Enem para retomar estudos e sonha cursar letras — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução
No primeiro dia de provas, Dona Iêda escolheu responder às questões de espanhol, na opção de língua estrangeira. Ela falou que preferia francês, mas não tinha essa alternativa. Para este domingo (28), ela leva consigo muito preparo, um sonho de entrar no ensino superior e a confirmação de que sempre haverá uma chance.
O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino (Enem) acontece neste domingo (28) e mais de 93 mil alunos da Paraíba se inscreveram para fazer o teste, a fim de tentar entrar no ensino superior. As provas serão aplicadas em 55 municípios do estado.