Ao longo de 2021, 30 feminicídios foram cometidos na Paraíba, de acordo com dados do Núcleo de Análise Criminal e Estatística da Polícia Civil. Destes 30, quatro aconteceram em outubro. Os dados foram solicitados pelo g1, através da Lei de Acesso à Informação (LAI).
No mesmo período de 2020, de janeiro a outubro, 29 feminicídios foram investigados pela polícia. Só em outubro, oito mulheres foram mortas e três casos foram investigados como feminicídios. Os dados mostram aumento de um caso em comparação a outubro de 2021.
Luciana Pereira da Silva, de 26 anos. — Foto: Divulgação/Polícia Civil
Um dos casos aconteceu em 10 de outubro, em Tavares, Sertão da Paraíba, Luciana Pereira da Silva, 26 anos, foi morta pelo ex-companheiro na frente dos dois filhosNo dia anterior ao crime, Luciana havia feito uma denuncia de violência doméstica contra o suspeito e solicitado uma medida protetiva. Durante o domingo (10), o homem foi comunicado da decisão da medida protetiva, ele já estava escondido em casa de parentes, de acordo com o delegado Paulo Ênio, e teria se armado e ido até Luciana.
Luciana foi morta em casa, na frente dos filhos. O suspeito fugiu, mas se entregou a polícia dias depois do crime e segue preso na cadeia pública de Princesa Isabel.
De acordo com o delegado, ele confessou os crimes de agressão e feminicídio, e disse que foi motivado pela suspeita de traição.
Alguns dias depois e quilômetros distantes, um homem violento também foi a causa da morte de Ghyslaine Christine Soares da Silva, de 34 anos. Ela foi morta a facadas em Rio Tinto, no dia 19 de outubro.
À polícia, o homem declarou que tinha um relacionamento com a mulher há mais ou menos um ano e teria cometido o crime por supostamente ter descoberto uma traição dela. Assim, o casal brigou e durante a discussão ele desferiu os golpes de faca contra a mulher. Ele foi preso e levado a Delegacia de Mamanguape.
Nos meses anteriores
Em setembro, foram registrados dois feminicídios e seis mortes de mulheres por motivos além de gênero. Já o mês de agosto foi um dos mais violentos de 2021. Ao todo, dez mulheres foram assassinadas no mês passado, sendo sete feminicídios e três homicídios dolosos.
Em todo o ano de 2021, de janeiro a outubro, 30 feminicídios já foram registrados, sendo agosto o mês que apresentou maior quantidade de casos. Além disso, 41 mulheres já foram assassinadas em casos investigados como homicídio doloso, totalizando 73 mulheres mortas, considerando que também dois latrocínios com vítimas mulheres foram registrados.
Feminicídio é o assassinato de uma mulher cometido devido ao fato de ela ser mulher ou em decorrência da violência doméstica. Foi inserido no Código Penal como uma qualificação do crime de homicídio em 2015 e é considerado crime hediondo. No homicídio doloso, o assassinato tem outras motivações.
O que mostram os números
- Quatro feminicídios foram registrados em outubro de 2021
- Mês de agosto registra maior número de casos em 2021
- Em dez meses de 2021, foi registrado 30 feminicídios
- Em 2021, 73 mulheres já foram mortas