A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) autorizou na tarde desta terça-feira (21) que os jogos da Série D do Campeonato Brasileiro a partir das oitavas de final, que se iniciam neste próximo fim de semana, possam ter presença de público nos estádios. Dessa forma, a decisão abriu uma possibilidade para que o Campinense, que joga neste sábado (25) contra o Guarany (CE) no Estádio Amigão, possa receber a sua torcida.
De acordo com a medida anunciada, a liberação de público ainda depende das autorizações das autoridades sanitárias de cada cidade, além de determinar que os clubes também sigam as orientações do Protocolo de Recomendações Para Retorno do Público aos Estádios, elaborado pela Comissão Médica Especial e pela CBF.
Segundo o último decreto de Campina Grande, a presença de público está liberada em estádios de futebol, desde que respeitado o limite de 15% da capacidade. Para isso, as entidades ou os promotores do evento precisam enviar um plano de contingência para a Gerência de Vigilância Sanitária até 72 horas antes do jogo ter início.
O documento é válido para todos os estádios, ginásios e afins que estejam dentro do município, independente de serem particulares, municipais ou estaduais, conforme apurou o ClickPB.
No entanto, procurado pelo portal, o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, é contrário à retomada de liberação de público em eventos de esporte no estado e afirmou que o tema ainda será discutido para o próximo decreto estadual. O caso pode parar na Justiça.
“O decreto atual é vigente até o dia 30 de setembro, só lá que vamos analisar o assunto. Mas, nós acreditamos que somente após toda a população estar vacinada com a primeira e segunda dose é que eventos com espectadores devam ser autorizados”, disse.