Mais 110 mil mulheres chefes de família devem receber o Auxílio Emergencial 2021 nesta sexta-feira (6). Em 2021, esta é a primeira vez que o grupo recebe o benefício após revisão de dados cadastrais.
Elas receberão todas as parcelas de R$ 375 a que têm direito, em uma única transferência nas contas sociais digitais.
Segundo o governo federal, cerca de 600 mil pessoas tiveram o pagamento bloqueado neste ano. Entre esses casos, estão 136 mil mães chefes de família monoparental. Com o desbloqueio do benefício para 110 mil mulheres, restam 27 mil cadastros que ainda estão em processamento. As pessoas com o benefício desbloqueado recebem todas as parcelas a que têm direito de forma retroativa.
Para as mulheres que fazem parte do Bolsa Família, os pagamentos serão realizados dentro do calendário regular do programa.
No Brasil, são mais de 39 milhões de famílias elegíveis ao benefício.
Revisões
Os pagamentos do Auxílio Emergencial 2021 passam mensalmente por uma fase de reverificação dos requisitos de elegibilidade, conforme previsto na legislação. Esse procedimento, conhecido como revisão mensal, visa garantir que o benefício chegue exclusivamente aos cidadãos de menor renda.
Os benefícios também são verificados em ações de auditoria, o que pode gerar o bloqueio, que não se trata da exclusão do direito, mas apenas da suspensão do prazo do pagamento até a conclusão das verificações do cadastro e da confirmação da legitimidade.
Prorrogação
No dia 5 de julho, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), editou o Decreto 10.740, que prorroga, pelo período complementar de três meses, o pagamento do Auxílio Emergencial 2021. Instituído pela Medida Provisória nº 1.039, de 18 de março de 2021, o benefício tinha a previsão inicial de ser pago em quatro parcelas. Agora chegará a sete parcelas.
Veja mais: