O DVD está guardado na gaveta. Renato Gaúcho brincou e disse que Gabigol “ainda não está preparado” para assistir seus vídeos nos tempos de jogador. Mas é bom que o treinador do Flamengo tenha o material pronto para divulgação o quanto antes.
Aos 24 anos, o camisa 9 do Flamengo gosta de quebrar recordes e caminha a passos largos para superar em breve a marca que o atual comandante estabeleceu em duas décadas de carreira.
Renato Gaúcho e Gabriel em treinamento no Ninho — Foto: Alexandre Vidal / CRF
Do início nas categorias de base no Esportivo de Bento Gonçalves, em 1979, até a aposentadoria no Bangu, em 1999, Renato somou 235 gols em uma carreira com protagonismo em títulos de Brasileirão, Libertadores e Mundial, além de ser campeão da Copa América e disputar uma Copa do Mundo. Gabigol está somente em sua nona temporada como profissional, mas já soma 177 gols e tem história suficiente para seu próprio DVD.
Gols de Renato Gaúcho
- 235 na carreira
- 191 em jogos oficiais
- 74 pelo Grêmio
- 67 pelo Flamengo
- 49 no Brasileirão
- 43 no Carioca
- 32 no Gauchão
Em números absolutos, o camisa 9 do Flamengo está a 58 gols de igualar o número de gols do treinador na carreira. Se levados em conta somente jogos oficiais, porém, a distância é menor. Gabigol marcou apenas um gol em amistosos (pelo Santos contra o Bahia) enquanto Renato Gaúcho soma 44 em partidas não oficiais. Neste cenário, o placar ficaria 191 x 176.
Desde que cheguei ele tem me perguntado sobre o DVD. A resposta é sempre a mesma: ele ainda não está preparado para ver o meu DVD. Eu já falei para ele:
“Você é um grande jogador, de nível de seleção brasileira, mas se for ver meu DVD, vai querer fazer isso em campo e vai se atrapalhar. Continua fazendo os gols, que você tem nos ajudado bastante” – brincou Renato após a vitória do Flamengo sobre o Bahia, no último domingo.
O componente folclórico é o que dá charme ao debate, mas em termos práticos Gabigol impressiona no comparativo. A temporada mais goleadora da vida de Renato, por exemplo, foi a de 1992, com 26 gols por Botafogo e Cruzeiro. Nas três últimas, Gabriel superou esta marca. O atacante do Flamengo chegou a 43 em 2019, e 27 em 2020 e 2018, este ainda pelo Santos.
Renato Gaúcho e Gabriel durante vitória sobre o Bahia — Foto: Alexandre Vidal / CRF
Três vezes artilheiro da Copa do Brasil, duas do Brasileirão e uma da Libertadores, Gabriel tem a maioria de seus gols marcados Campeonato Brasileiro (84), seguido do Carioca (23) e da Copa do Brasil (22). Já Renato, em uma época onde os estaduais tomavam boa parte do calendário, foi às redes 49 vezes na principal disputa nacional, 43 pelo Carioca e 32 pelo Gaúchão.
Gols de Gabigol
177 na carreira
- 176 em jogos oficiais
- 88 pelo Flamengo
- 83 pelo Santos
- 84 no Brasileirão
- 23 no Carioca
- 22 na Copa do Brasil
Gabigol já superou com folga Renato em gols com a camisa do Flamengo: 88 x 67. O Rubro-Negro já é o clube onde o camisa 9 mais fez gols, superando os 83 com a camisa do Santos. Já o gaúcho soma 74 com a camisa do Grêmio.
Estatísticas que alimentam o debate em tom divertido no vestiário rubro-negro em cenário onde o objetivo de ambos é o mesmo: que o atacante Gabriel marque os gols que serão importantes para o treinador Renato Gaúcho. Juntos, os dois defendem o Flamengo quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), contra o Defensa y Justicia, da Argentina, pelas oitavas de final da Libertadores.
Com a vitória por 1 a 0 no jogo de Buenos Aires, o Rubro-Negro pode empatar que avança às quartas de final para pegar o vencedor de Internacional x Olimpia.