A tecnologia, sem dúvida, é um dos principais fatores que garantem a qualidade dos produtos São Braz. E isso está impregnado na história da marca desde seus primeiros anos. Em 1976, a São Braz foi a primeira empresa privada totalmente paraibana a ter um computador instalado em suas dependências, fazendo com que os processos fossem cada vez mais automatizados e confiáveis.
A implantação era tão inédita que muitas pessoas iam até a fábrica visitá-la apenas para conhecer o que era um computador. “A máquina tinha apenas um terminal e só executava uma tarefa por vez”, relembra o gerente de TI da indústria, Israel de Oliveira Assis, sobre o primeiro computador implantado na empresa: um IBM /3 M6, com memória de 4 kb, disco de 4,9 MB e impressora de 80 cps.
Ele, que acompanhou todo esse processo logo nos primeiros anos – já que está na empresa desde 1977 – lembra que a chegada do computador causou uma verdadeira revolução na empresa e até mesmo na própria sociedade paraibana. Como existiam poucos equipamentos semelhantes instalados no estado, não era rara a visita até mesmo de estudantes dos cursos de tecnologia das universidades para conhecer a máquina.
“Por outro lado, também houve um certo receio por parte dos funcionários da implantação do computador, mas, aos poucos, com um trabalho de muito diálogo, mostramos que a novidade era uma ferramenta que iria auxiliá-los nas suas tarefas”, contou.
Segundo Israel, a cada vez que surge uma nova tecnologia, são feitos treinamentos internos para deixar tudo o mais claro possível para todo mundo. “A tecnologia gera não só automação e agilidade em todos os processos, mas também garante ao próprio consumidor a qualidade do produto, algo que é muito estimado pela São Braz”, diz.
A inovação e o espírito vanguardista da São Braz segue até hoje. Atualmente, a indústria conta com o Sistema de Automação Empresarial, desenvolvido pela própria empresa e responsável por atender os requisitos operacionais em todas as áreas da empresa.
O sistema possui 1.261 programas e mais de 1.300 relatórios, além de uma série de consultas e gráficos gerenciais e operacionais disponíveis para os colaboradores das mais diversas áreas: estoques, marketing, vendas, suprimentos, contabilidade, financeiro, RH e transportes, além da própria TI.