O município de Pedra Branca, situado na microrregião do Vale do Piancó, Sertão paraibano, conseguiu conquistar o Selo de Qualidade da Atenção Primária à Saúde, sendo o 2ª lugar entre 225 municípios em todo o país. A cidade teve como resultado a nota 9.04 e se tornou o único do estado da Paraíba a receber a honraria pelo bom desempenho da APS no território.
Na noite desta quinta-feira (24), o secretário de Administração e ex-prefeito Antônio Bastos esteve representando o município em Brasília-DF e participou de uma solenidade ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Na oportunidade, o pedrabranquense recebeu a certificação das mãos do chefe da pasta.
Para a secretária de Saúde local, Mônica Maria de Sousa, o feito é resultado de trabalhos diários. “É uma satisfação enorme saber desta grande conquista que o nosso município obteve, se destacando nacionalmente. Não é fácil pra ninguém, porém, é uma missão que se transforma a cada dia em uma batalha e assim vamos vencendo, com trabalho e muita determinação”, disse.
O selo foi lançado como forma de fortalecer, estimular e promover a atenção primária à saúde no Brasil. É também um reconhecimento do trabalho gestores e profissionais de saúde que, mesmo em um cenário de grandes dificuldades, têm trabalhado na melhoria do acesso da população e da assistência nas unidades básicas de saúde, reforçando o papel da APS como porta de entrada do SUS.