As Escolas Públicas de Ibiara, donas de uma das principais festas juninas do município, as quadrilhas integradas da educação, vem impossibilitadas em virtude da pandemia da COVID-19, de realizar o tão grandioso evento. As Celebrações de São João não foram previstas neste mês de junho de 2021 com as apresentações das quadrilhas no calçadão Afonso Kerle, mas a animação foi garantida na Creche Marluce Ramalho Rocha, EMEI Presidente Tancredo Neves, EMEIF Poeta Renato Pinheiro Ramalho, EMEIF Professora Alice Leite, EMEIF Professora Ceci Badú de Sousa – Anos Iniciais, EMEIF de Cajazeiras, EMEIF Antônio José da Silva, EMEIF de Cachoeirinha, EMEIF Anália Galdino e a Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE).
As escolas que realizam o evento todo ano, se adaptaram à realidade atual e os estudantes também aprenderam a dançar em um novo arraial: o virtual.
As Escolas através das gestoras escolares, professor (a) s, equipe de apoio e equipe pedagógica, se organizaram e através do desenvolvimento de projetos juninos trabalhados juntos aos educandos, realizaram neste último dia 18 de junho a grande culminância dos respectivos projetos e festejos juninos, onde na oportunidade os educandos apresentaram seus trabalhos, vídeos e coreografias juninas, além de participarem do grande arraial virtual. Na oportunidade houve as exposições de mesas com comidas típicas da região, muito forro e animação.
A festa juninas virtuais das escolas de ensino infantil, fundamental I e AEE, do município de Ibiara, buscaram promover a cultura nordestina nos educandos ao mesmo tempo trabalhando o protagonismo infanto-juvenil.
“É obrigação da educação formal e também da educação informal, formar um povo que prime por muitos valores. Educação vai mais além do que imaginamos. É uma forma de respeito que devemos ter no sentido mais amplo desse conceito. Neste momento de crise da COVID-19 é também uma oportunidade de união e colaboração com a educação mais do que nunca, é o momento da empatia com os estudantes de todos os níveis e classes, de amor ao trabalho como profissional da educação, de compromisso com o estudante sob sua responsabilidade quanto educador, pois são tantos os estudantes que neste momento, mais do que nunca precisam de apoio, de incentivo e de motivos para continuar estudando. E tudo isso foi percebível em cada equipe escolar que se mobilizaram para buscar garantir a interação dos seus alunos com a sociedade em que vivem e mediar sua inserção numa sociedade de forma a poder atuar sobre ela e com ela”, explicou secretária. ” Jaldecy Leite Florêncio
“ Temos nossas responsabilidades quanto profissionais, perante a sociedade Ibiarense e aqui venho parabenizar a todas as equipes escolares que vem superando os desafios de cada dia, garantindo assim os avanços na aprendizagem dos nossos estudantes”, pontuou o prefeito Nenivaldo Barros.