O governador João Azevêdo assinou, nesta segunda-feira (19), os contratos para implantação de cisternas em 17 Associações Rurais localizadas em Conceição. As ações serão executadas pelo projeto Cooperar, por meio do PB Rural Sustentável.
Todo esse trabalho foi fruto do CMDRSU de conceição, que mesmo em meio à pandemia não mediu esforços para atender as demandas das associações, fazendo a mobilização, tirando pendências das associações junto à receita federal, estadual e municipal, preparando pleitos, encaminhando via e-mail para o projeto cooperar, realizando reuniões online para legitimar os projetos devolvidos e acompanhando as visitas técnicas nas comunidades.
‘‘É com imensa alegria que recebemos uma notícia dessa. No ano passado estive a frente do conselho como presidente interino e pude acompanhar de perto aquelas famílias mandando suas demandas e vendo a esperança aquele povo de depois de alguns dias, está recebendo essa grande e maravilhosa noticia’’, pontuou Mikerlandio Henrique (Vice-presidente).
Serão contempladas com as cisternas as Associações dos produtores rurais das comunidades SÍTIO POÇO REDONDO, OLHO DÁGUA DO MATO, COMUNITÁRIA CACIMBA NOVA, JOSE ACACIO DE LIMA e MARIA SOARES II
“Essa é uma forma para garantirmos o acúmulo de água em regiões do semiárido, configurando –se como uma ação importante na área da segurança hídrica. Nós também promovemos outras ações como a formação de mão de obra no campo e suporte à comercialização e a cooperativas de vários setores de produção da agricultura familiar, onde estão sendo investidos US$ 80 milhões, mesmo diante da pandemia”, pontuou o governador no programa Conversa com o governador, transmitido pela Rádio Tabajara.
O Projeto Cooperar/PB Rural Sustentável, vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), é um programa do Governo do Estado da Paraíba com o objetivo de melhorar o acesso à água, reduzir a vulnerabilidade agroclimática e aumentar o acesso a mercados da população rural da Paraíba.