A prefeitura de Conceição adquiriu cinco capacetes de PVC, que permitem a oxigenação não invasiva de uma forma mais confortável aos pacientes. Os capacetes foram adquiridos, através de uma parceria com o ex-juiz de Conceição, Kleyber Thiago Trovão Eulálio, que atualmente é titular da 1ª Vara de São João do Rio do Peixe.
Ao portal Vale do Piancó Notícias, o magistrado explicou que os recursos para a aquisição dos capacetes foram oriundos das prestações pecuniárias das transações penais da Comarca de São João do Rio do Peixe.
“Com os valores arrecadados priorizamos, neste período de pandemia, a utilização das verbas na adoção de medidas concretas, que possam beneficiar a população no enfretamento à Covid-19. Conseguimos beneficiar hospitais de Uiraúna, São João do Rio do Peixe, Cajazeiras ( em conjunto com o Juizado Especial), e agora a população de Conceição e municípios vizinhos”, pontuou.
De acordo com o magistrado, tudo foi possível graças a um empenho de todos os servidores da Comarca de São João do Rio do Peixe, que, diariamente, fizeram esforços na prestação jurisdicional e agora contribuem também na esfera da saúde.
“Eu iniciei a minha carreira no magistrado em Conceição, tive todo apoio e fui muito bem recebido pelos servidores e pela população. Sempre que possível estarei unido na atenção às pessoas da região”, finalizou o magistrado.
O capacete foi uma invenção de estudiosos do estado do Ceará e tem uma eficácia na redução da infecção em 60%.
“É com grande alegria que recebemos hoje aqui esse capacete, no qual nós médicos o denominamos o ‘capacete da vida’. É uma invenção do nosso estado do Ceará, que nos permite e permite aos nossos pacientes respirar na luta contra essa doença terrível, que é a Covid-19. Esse capacete, em termos de números chega a reduzir a necessidade de intubação do um paciente em cerca de 60%”, explicou o médico Adriano Ramalho, que pertence ao quadro da Secretaria de Saúde de Conceição.
O Diretor do hospital e Maternidade Caçula Leite, Júnior Lacerda agradeceu a parceria com o magistrado, que representou o empenho para a aquisição dos capacetes para o município de Conceição.
“Nós precisamos agradecer ao Dr. Kleyber Thiago pelo carinho que mostrou pela população da nossa cidade. E a partir deste momento iremos capacitar nossos profissionais para fazermos uso deste dispositivo para que os pacientes que eventualmente venham precisar tenham uma melhor qualidade no tratamento, minimizando assim em cerca de 60% desses pacientes precisarem de uma intubação”, explicou o diretor.
De acordo com profissionais da área de saúde, o equipamento não substitui o ventilador, contudo, se torna mais uma ferramenta de trabalho a favor das vidas.
Os capacetes vieram acompanhados de todos os itens periféricos para pronto uso. São 10 peças em cada um dos aparelhos.