No começo deste mês, a 2ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado julgou, por unanimidade, procedente denúncia do ex-vereador Micoca Jacinto contra a ex-prefeita de Boa Ventura, Leonice Lopes, pela prática de nepotismo. Três nomeações em cargos comissionados de parentes da prefeita e do seu vice à época foram consideradas irregulare
A ex-prefeita foi multada e o processo encaminhado para apreciação e apuração do Ministério Público. O julgamento procedente da denúncia também deverá ter impacto na análise da próxima prestação de contas da ex-gestora pela corte de contas.
Se na gestão municipal passada havia nepotismo, essa mesma prática ilegal está sendo seguida pela atual prefeita e bem mais agravada, conforme o ex-vereador Micoca e a vereadora Livoneide Pinto.
De acordo com a oposição, a atual prefeita, Talita Lopes, nomeou exatamente sua tia e ex-prefeita Leonice para a Tesouraria Municipal e mais dois filhos e uma sobrinha dela para o primeiro escalão, conforme o seguinte: uma prima da prefeita e sobrinha da ex-prefeita para a Secretaria de Finanças, a mesma cuja nomeação foi considerada irregular pelo TCE na gestão passada; uma prima da prefeita e filha da ex-prefeita para a Secretaria de Saúde; um primo da prefeita e filho da ex-prefeita para a Secretaria de Planejamento e Gestão. E ainda há outros cargos sendo ocupados em escalões inferiores por critérios afetivos e consanguíneos, de acordo ainda com as queixas.
Conforme o ex-vereador e a atual vereadora, o caso será denunciado novamente ao Tribunal de Contas do Estado e agora também ao Ministério Público para que providências cíveis e penais sejam adotadas.