Residindo no bairro Alto das Neves, em Itaporanga, há cerca de oito meses, Vitor Alves, de 25 anos, que é natural de João Pessoa e já tem passagem por roubo, foi quem planejou o crime e convenceu os comparsas a enfrentarem juntos à empreitada criminosa, mas o assalto não saiu como o planejado e eles terminaram mal. Conforme o delegado Glêberson Fernandes, o próprio acusado confessou o plano e disse também que, durante dias, estudou a rotina da vítima, o médico Gaudêncio Filho, que reside no bairro Bela Vista.
Os outros dois criminosos são Raiff Sales, de 31 anos, que já tem condenação por roubo e é residente em Campina Grande, e Kelwin Dornelas, de 19, que é de Cabedelo e primário. Eles estavam em Itaporanga há uma semana e se preparavam para o assalto, segundo o Dr. Glêberson.
Na noite dessa quinta-feira, 18, quando a vítima abriu o portão para entrar em sua casa, foi surpreendido pelos criminosos, que estavam de tocaia nos arredores da residência, todos armados: dois revólveres e uma calibre 12 caseira, armas trazidas de Campina Grande para cá. Eles invadiram o interior da casa, onde estavam a mulher e duas filhas pequenas do casal, agrediram o médico e sua esposa e ainda amarraram os dois. Percorreram o imóvel em busca de coisas de valor. Recolherem dinheiro, joias, aparelho de TV, computador e celulares e botaram tudo dentro do carro da vítima e fugiram, mas não chegaram a ir longe.
Depois de se desvencilhar das amarras com a ajuda da esposa, o médico correu à casa de um vizinho e ligou para a polícia. Com as características do carro roubado, guarnições comandadas pelo tenente Bruno Urquisa avistaram o carro nas proximidades da escola Padre Diniz, a menos de um quilômetro do local do assalto, e foram exitosos na ação. Depois de bater o carro, os criminosos abandonaram o veículo e foram rendidos e presos pelos policiais militares.
Os três foram autuados em flagrante pelo delegado Glêberson Fernandes por roubo qualificado e conduzidos à cadeia pública de Itaporanga. O veículo, o dinheiro e todos os objetos tirados da casa foram recuperados, de acordo ainda com o delegado. As armas utilizadas no assalto também foram apreendidas.