A General Motors anunciou nesta semana a parceria com a startup SolidEnergy System (SES) para a produção de uma nova linha de baterias para veículos elétricos. Mais leves, os novos modelos prometem maior autonomia e se encaixarem perfeitamente nas condições necessárias que um carro elétrico exige.
Segundo a GM, a tecnologia da SES vai melhorar a densidade de energia das baterias de íon-lítio e colaborar com a adoção em massa de elétricos. Assim, as companhias vão construir uma linha de produção para um protótipo até 2023.
Conforme as informações, a SES projetou uma bateria de lítio-metal “sem ânodo” que é duas vezes mais densa em energia. Além disso, ela usa materiais com segurança comparável às baterias íon-lítio presentes em smartphones e outros dispositivos.
Isso vai permitir produzir carros mais leves e com mais espaço interior para recursos adicionais. A montadora também afirmou que os novos modelos de bateria vão ser projetados para custar 60% menos que os atuais até o meio desta década.
Para os especialistas, a nova tecnologia da SES e da GM faz com que a montadora ganhe vantagem competitiva em relação à Tesla. Atualmente, a companhia de Elon Musk é quem produz as baterias de lítio mais baratas para elétricos.
Mais um passo para a transição
O recente anúncio é mais um passo da GM na transição para os elétricos. Anteriormente, a montadora revelou o plano para lançar 30 modelos elétricos globalmente até 2025. Bem como, ela vai parar de vender veículos leves com motor a combustão até 2035.
No esforço para acelerar esse processo de transição, a companhia está investindo US$ 27 bilhões no desenvolvimento de veículos elétricos e autônomos. Para mais, a marca alterou seu logo como forma de reforçar o futuro sustentável com elétricos.