O Governo da Paraíba prometeu para os próximos dias a abertura de mais 147 leitos em hospitais públicos estaduais destinados exclusivamente para o tratamento da Covid-19. Conforme o governador João Azevedo, em informação divulgada nessa quinta-feira (4), esses serão distribuídos João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Patos, Pombal e Piancó.
Nos últimos dias, 140 leitos já haviam sido abertos, o que vai totalizar ao longo do mês de março a abertura de 287 novos eleitos. Desses, 78 são em unidades de terapia intensiva, 161 em enfermarias e 48 em unidades de decisão clínica, que funcionam como uma espécie de triagem.
De acordo com Azevêdo, o Governo vem fazendo esse esforço para tentar ao máximo garantir atendimento a todos.
“Nós temos feito um esforço muito grande para disponibilizarmos uma infraestrutura hospitalar que seja capaz de enfrentar o pico da pandemia que estamos vivendo. A capacidade de abrir leitos é limitada, não só em função dos equipamentos disponíveis, mas, principalmente, de mão de obra da equipe médica para fazer com que os leitos entrem em operação”, explicou.
A Paraíba vive um dos piores momentos da pandemia. Ao longo desta semana, já foram 116 mortes registradas em apenas quatro dias. Apenas nesta quinta-feira (4), foram mais 24.
Diante de tudo isso, o gestor apelou para que a população mantenha os cuidados recomendados pelas autoridades sanitárias.
Ele comentou também que a expectativa é a do estado receber em março uma quantidade maior de doses de vacina contra a Covid-19 com relação aos outros meses, o que permitiria a ampliação do público imunizado.