A chuva, que começou por volta das 2h da madrugada desta segunda-feira, 15, ainda não parou. Já são cinco horas seguidas de chuvas em todo o município de Itaporanga, que, em ao menos dez meses, não chovia tanto. Os registros pluviométricos indicam mais de 120 milímetros de água na cidade. Em algumas áreas rurais, a precipitação foi ainda mais forte ou menos intensa, como no sítio Cardoso dos Veriatos, onde a chvua alcançou 95 mm, e Catolé, com 93 mm, mas esses volumes devem aumentar porque a água continua caindo.
De acordo com informações chegadas à redação da Folha nas primeiras horas desta manhã, a chuva foi longa e intensa em todo o Vale e, em algumas áreas rurais da região, as precipitações podem ultrapassar os 150 milímetros. Na cidade de Pedra Branca, foram 172, 3 mm, enquanto que em Curral Velho, a chuva chegou a 82 mm.
Com tanta chuva, pequenos e médios reservatórios tomaram um bom volume de água. Para o agricultor que vinha desconfiado do inverno de 2021, depois dessa madrugada, o clima é outro: a certeza de que o período chuvoso vai se consolidar.