Um acidente na barragem do Reservatório de Atalho, no Ceará, atingiu operários no fim da tarde desta segunda-feira (8), no município de Brejo Santo. Segundo a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), o acidente trata-se do rompimento de uma válvula dispersora que estourou e atingiu os trabalhadores.
Ambulâncias e uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) foram acionadas para a região e auxiliar nas buscas.
Em novembro do ano passado, o reservatório recebeu as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco depois de passarem pelo vertedouro do Reservatório de Jati. No dia 2 de fevereiro, o Açude Atalho estava com 88,59% da capacidade, que é de 72,55 hm³, segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
O Projeto de Integração do Rio São Francisco soma 477 km de extensão e é o maior empreendimento hídrico do Brasil. Quando todas as estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas serão beneficiadas em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.