A certeza é de dever cumprido e uma nova missão pela frente, ósseos de ofício de um militar que tem honrado a sua profissão e dado o máximo de si para defender a sociedade. Eis que estamos falado do Tenente da Polícia Militar, Alcebíades Brasil Barreto, que está deixando o comando do Destacamento de Mauriti-CE depois de anos à frente da PM daquele município.
Durante o período em que esteve à frente do comando do Destacamento Alcebíades Brasil foi implacável no combate à criminalidade na região, participando de operações e colocando muita gente na cadeia. Teve como missão principal manter a ordem pública e defender com unhas e dentes a sociedade da marginalidade. Foram incontáveis prisões de pessoas que preferiram agir à margem da lei, fato intolerável por ele.
Juntamente com sua equipe de trabalho, Brasil conseguiu baixar a criminalidade e em alguns momentos a redução fez os números beirar a taxa zero, fazendo imperar a justiça e dando à sociedade de Mauriti a sensação prazerosa de segurança.
Com outros órgãos de segurança, a exemplo da Polícia Civil, o policial sempre manteve o bom relacionamento e parceria, que resultaram em sucessos nos trabalhos. Com a imprensa, o policial manteve sempre um bom relacionamento. Prova disso foi o acesso facilidade da imprensa às informações depois das ocorrências, algo importante nos resultados do combater à criminalidade. “Um excelente exemplo de bom policial que age implacavelmente contra a criminalidade, sempre a honestidade em tudo que faz”, pontuou um repórter de um site da região Cariri.
Findou-se um ciclo. Mas, ficou a certeza de que quando os trabalhos são feitos com seriedade os resultados são visíveis em cada canto do município.
“Minha missão foi cumprida aqui. Hoje venho respeitosamente me despedir de todos, agradecer o carinho e o respeito, enquanto estivemos no comando do policiamento desta cidade, pois fui chamado para cumprir nova missão em outro local. Enquanto estivemos à frente dos trabalhos policiais, minha equipe, de apenas 26 homens, conseguiu baixar a mancha criminal desta cidade praticamente a zero, crimes evitados, ações exitosas no combate ao crime organizado. Não posso deixar de citar minha equipe de policiais, a melhor que comandei nesses 28 anos de PM: Cabos Nascimento, Rodrigo, Romão, Renato e Gustavo. Soldados Garcia, Soares, Inácio, Cavalcante, Carvalho, Diniz, Cesar, Walter, Lopes, Ramalho, Moreno, Rodrigues, Cordeiro, Deyson, Moura, Neto e Sousa. Cidadão de Mauriti, quando virem esses policias nas ruas patrulhando, saibam que deram sua coragem e abnegação na missão de proteger os cidadãos desta Cidade. Portanto prestem seus sinceros agradecimentos”, escreveu o policial nas suas redes sociais.