O médico conceiçãoense e ex-prefeito interino de Patos, Ivanes Lacerda (Republicanos), não resistiu ao tratamento contra a Covid-19 e morreu, no final da tarde desta segunda-feira (25), no Hospital da Unimed em João Pessoa, onde se encontrava internado desde o início do ano.
Recentemente, Ivanes Lacerda precisou fazer uma traqueostomia (orifício artificial criado cirurgicamente através de costa ou de frente de seu pescoço e em sua traquéia, geralmente feito após intensa dificuldade na respiração por vias aéreas e nas incubações prolongadas).
Ivanes contraiu Covid-19 nos últimos dias de seu mandato. Muito por isso, não compareceu à posse de seu sucessor, mas seguia em casa sob observação. Em 3 de janeiro, foi até João Pessoa e se internou no hospital, depois de perceber pioras em seu quadro clínico.
O médico se sentiu mal ainda nos últimos dias de 2020 e foi hospitalizado. Ele não chegou a participar da posse do prefeito de Patos e seu correligionário Nabor Wanderely.
Ivanes era o irmão mais velho do ex-prefeito de Conceição, Nilson Lacerda e tio do atual prefeito Samuel Lacerda.
O ex-prefeito era um político tradicional no município do Sertão paraibano. Foi vereador por cinco mandatos consecutivos e acabou assumindo o Poder Executivo de forma indireta, após um período de intensa instabilidade política em Patos.
Entre agosto de 2018 e agosto de 2019, a cidade teve três prefeitos diferentes, sendo que um foi afastado pela justiça e dois renunciaram ao cargo. Depois disso, foi preciso convocar uma eleição indireta na Câmara de Patos para eleger um prefeito interino, numa disputa que acabou vencida por Ivanes.
Mesmo interino, ele permaneceu no cargo até o fim do mandato, tendo virado notícia à época por ter instituído uma linha direta entre ele e a população. Em todos os prédios públicos, colocou adesivos com o “telefone do prefeito” para que as pessoas pudessem fazer reclamações ou cobrar alguma demanda municipal.