A Fiocruz iniciou neste sábado (23) a liberação das 2 milhões de doses de vacinas prontas recebidas ontem da Índia. Os caminhões começaram a sair da fundação no início da tarde. As últimas doses sairão da Fiocruz por volta das 16h, quando está prevista uma coletiva de imprensa com a presença da presidente da Fundação, Nísia Trindade Lima, e a primeira vacinação no Brasil com a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, em parceria com a AstraZeneca.
O infectologista Estevão Portela, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, será o primeiro a receber a vacina. Também receberá a vacina a médica pneumologista do Centro de Referência Professor Helio Fraga, da Fiocruz, Margareth Dalcolmo. Ambos têm atuado na linha de frente da assistência a pacientes de covid-19 desde o início da pandemia.
A Fiocruz recebeu no início desta madrugada 2 milhões de doses de vacinas prontas, importadas do Instituto Serum, um dos centros produtores da vacina de Oxford-AstraZeneca na Índia. As vacinas chegaram no final da noite de sexta, na base área do Galeão, e seguiram para Bio-Manguinhos/Fiocruz.