Encravada nas limitações das cidades de Conceição e Diamante, a Região da Serra é uma das grandes produtoras de hortaliças do Vale do Piancó, no Sertão paraibano. Mas, moradores da região, ultimamente, veem lutando contra o fechamento das comportas do maior açude da região, o único responsável por matar a sede e produção de alimentos na região. Há meses, temendo que o açude seque de vez, vários produtores pertencentes à Associação dos Moradores da Região da Serra e Associação dos Moradores Rurais de Porções, localizadas no município de Diamante, se manifestaram contra o fechamento das comportas e a voz deles ecoou no Palácio da Redenção e o governo do Estado da Paraíba se sensibilizou com a situação dos moradores da região, e mandou fechar as comportas do manancial.
Na localidade existem duas associações de moradores: a da Serra, no município de Conceição e a de Porções, pertencente ao município de Diamante. As duas são responsáveis por grande parte da produção de alimentos na região, a exemplo de hortaliças.
Ao todo, as duas associações possui 68 membros associados. Seis deles são apicultores, sendo os maiores produtores de mel de abelha da região.
“A nossa reclamação, junto ao governo do estado, foi para que ele fizesse com que a AESA repensasse e se sensibilizasse para evitar que a comporta fosse aberta, sob a alegação de a comporta precisa escoar a lama do açude e fazer uma manutenção na comporta. Mas, percebemos que a comporta continuava aberta e resolvemos gravar um vídeo, que chegou até o governador, que se sensibilizou com nossa situação e mandou fechar a comporta do manancial”, pontuou Francisco Limeira, vice-presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Conceição.