Morreu nessa sexta-feira (8) o padre Ernando Luiz Teixeira de Carvalho, aos 73 anos, sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP). Ele estava internado há mais de um mês no Hospital Unimed, em João Pessoa, e foi vítima da Covid-19. Desde abril de 2010 o padre ocupava a cadeira 36 no IHGP.
Nascido em 1947, Padre Ernando foi ordenado em 1975, depois de estudar no Seminário Regional de Nordeste, em Recife, na Pontifícia Universidade Lateranense, Roma – Itália, cursou Psicologia na Pontifícia Universidade Salesiana e na Faculdade de Ciências da Educação em Roma, na Itália, Bacharelado em Ciências da Educação, entre outros cursos.
Com doutorado em Teologia, pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, ele se destacou, também, como diretor do Centro Cultural São Francisco por quase duas décadas. Padre Ernando tem livros publicados sobre a vida e a obra de Padre Ibiapina, missionário que viveu no século XIX no Nordeste.
“Nas redes sociais, a Arquidiocese da Paraíba lamentou a morte do padre. “Ficamos agora com a certeza do reencontro no dia da luz eterna. Nos unamos em oração por mais este irmão que parte, vitimado por esta pandemia, ao mesmo tempo que rezamos pelas famílias dos mais de 200 mil brasileiros que também se foram. Que o Senhor lhes conceda o descanso eterno”.