O Palmeiras está na decisão da Copa do Brasil pela quinta vez em sua história. O time venceu o América-MG por 2 a 0 nesta quarta-feira (30), no Independência, e garantiu a sua vaga na final. Os atacantes Luiz Adriano e Rony foram os autores dos gols que classificaram a equipe.
O Palmeiras enfentará o Grêmio, que segurou o empate com o São Paulo no Morumbi e também garantiu sua vaga. As finais acontecerão só em fevereiro, nos dias 3 e 10 – a definição dos mandos de campo será conhecida em sorteio, em 14 de janeiro, na CBF.
Na partida de ida, no Allianz Parque, em São Paulo, as equipes ficaram no empate (1 a 1), o que sem querer deixou a volta tensa em Belo Horizonte já que qualquer empate levaria a partida para as penalidades. As duas equipes tiveram muito cuidado para se lançar ao ataque e a partida ficou um tanto morna na etapa inicial.
A partida só esquentou mesmo quando Luiz Adriano, aos 23 minutos do 2º tempo, aproveitou bola na entrada da área, enganou a marcação e chutou rasteiro. O goleiro Matheus Cavichioli se esticou todo, mas não conseguiu evitar o gol. Já aos 39 minutos, o golpe final nas pretensões do time do técnico Lisca. Rony aproveitou rebote do goleiro e garantiu a classificação.
O Palmeiras vai em busca do seu quarto título na competição de mata-mata – foi campeão em 1998, 2012 e 2015, e vice em 1996.
Pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o América-MG enfrentará o Guarani, no Brinco de Ouro, já no sábado (2). Pela 29ª rodada da Série A, o Palmeiras terá pela frente o Sport, no outro sábado (9) — antes, na terça-feira, a equipe pegará o River Plate, na Argentina, pela primeira partida da semifinal da Libertadores.