No duelo tricolor pelas semifinais da Copa do Brasil, melhor para o gaúcho. O Grêmio segurou o empate por 0 a 0 com o São Paulo nesta quarta-feira (30), no Morumbi, e garantiu lugar na grande decisão pela nona vez em sua história.
O Grêmio enfrentará o Palmeiras, que despachou o América-MG, no Independência, em Belo Horizonte. As finais acontecerão nos dias 3 e 10 de fevereiro – a definição dos mandos de campo será conhecida em sorteio, em 14 de janeiro, na CBF.
No jogo de ida, na Arena em Porto Alegre, Diego Souza havia deixado os gremistas em vantagem com um belo gol. Com a vantagem no placar, a equipe do técnico Renato Gaúcho então foi um tanto mais cautelosa, principalmente, no primeiro tempo. Mesmo assim, Victor Ferraz chegou a acertar a trave.
Do outro lado, o time de Fernando Diniz seguia a sua tradicional cadência e toque de bola e demorou para ter alguma efetividade — o artilheiro Luciano sentiu uma lesão muscular na perna esquerda e não atuou. Gabriel Sara jogou para fora a melhor chance da equipe na etapa inicial.
O segundo tempo seguiu com a equpe do técnico Renato Gaúcho muito bem postada. O time buscava os contra-ataques só quando possível e marcou de perto o São Paulo quando a equipe chegava perto do seu gol. Fernando Diniz mandou a equipe toda para o ataque com substituições, mas de nada adiantou.
O Grêmio foi campeão da Copa do Brasil em 1989, 1994, 1997, 2001 e 2016, e ficou com o vice em 1991, 1993 e 1995.
De volta ao Campeonato Brasileiro, pela 28ª rodada, o São Paulo enfrentará o Red Bull Bragantino, no Nabi Abi Chedid. Também na quarta-feira (6), o Grêmio terá pela frente o Bahia, na Arena, em Porto Alegre.