Diversos professores da rede municipal de ensino da cidade de Olho D’água (PB) resolveram paralisar as atividades por falta de pagamento. Os vencimentos são referentes ao mês de novembro.
Conforme os educadores, o repasse para a educação, especificamente para a área de ensino, era para ter sido efetuado até o dia 10 de dezembro, mas até o momento não foi depositado.
A professora efetiva da educação infantil Luciana Eneas afirmou que eles tentaram contato com os setores responsáveis, mas não tiveram retorno.
Diante disso, o Sindicato dos Funcionários Públicos de Patos e Região (Sinfemp) divulgou um ofício comunicando a suspensão. Confira:
Senhor prefeito,
Tendo em vista o não pagamento dos servidores municipais referente ao mês de novembro apesar da Prefeitura ter recebido no mês de novembro o valor de R$ 1.508.306,16 e até o dia 10 de dezembro o valor de R$ 1.107.215,68 vimos comunicar que os servidores irão paralisar suas atividades por tempo indeterminado, pois não são obrigados a trabalharem passando fome.
Além disso, existem comentários que a intenção da gestão é não pagar o mês de novembro e dezembro de 2020, pagando apenas o 13° salário para não responder por improbidade administrativa.
O SINFEMP comunica ainda que essa gestão não está repassando os valores descontados dos servidores no tocante à mensalidade sindical, como também deixou de fazer o desconto de alguns servidores associados, que servirá de ação contra o gestor municipal por apropriação indébita e consequentemente por improbidade administrativa.
A redação do Diamante Online tentou entrar em contato com a Secretaria de Finanças do município, mas o número disponibilizado no Portal da Transparência não existe.