Apenas Paraíba e Sergipe, de um total de 17 estados situados no Litoral brasileiro, mantiveram durante todo o ano de 2020 a coleta e a análise da balneabilidade das águas das praias. A informação foi publicada, neste domingo (20), pela Folha de São Paulo, em duas reportagens.
Uma delas trouxe informações do cenário do trabalho que deixou de ser feito durante o isolamento social em decorrência do novo coronavírus e a outra destacou a Paraíba no número de praias próprias o ano inteiro a partir de dados repassados a reportagem da Folha de São Paulo.
De acordo com a reportagem, a Paraíba registrou uma melhora na qualidade da maioria das praias, levando em consideração o período de 12 meses, ou seja, de 1º de novembro de 2019 a 31 de outubro de 2020.
Como o ClickPB apurou, a Folha de São Paulo afirmou que a coleta e análise da qualidade das águas foi interrompida no mês de março na maioria dos Estados, quando se começou o isolamento social e adoção de medidas restritivas, em algumas delas, a ida as praias. Já a retomada desse serviço, na maioria dos casos, ocorreu de forma total ou parcial a partir do mês de setembro.
A Paraíba dobrou o número de praias próprias para o banho. Segundo consta em uma das matérias, a quantidade foi de 49 neste ano de 2020 contra 20 no mesmo período do ano passado. Ao todo, foram analisadas 68 praias situadas em oito municípios do Litoral paraibano.