O SAS Plataforma de Educação desenvolveu o Projeto ENEM, com apoio do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), que apresenta aos futuros universitários uma série de fascículos contendo questões no modelo ENEM, obedecendo à estrutura aplicada no exame e à Matriz de Referência. Todo o material tem como ponto de partida o Raio X ENEM, uma pesquisa realizada pelo SAS que identificou os conteúdos mais recorrentes no Exame nos anos de 2009 a 2019.
Os fascículos são divididos por área de conhecimento, conforme aplicado na prova e estudado no seu dia a dia: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Todos serão publicados no Portal Correio por meio do projeto ‘Conexão Enem’, com patrocínio do Unipê e Over Colégio e Curso.
Dando continuidade aos estudos da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, neste fascículo do Projeto ENEM, estudaremos os demais conteúdos que compõem o ranking do Raio X ENEM.
Você encontrará questões que têm como temática Literatura, assunto que já apareceu em 8% das questões das edições do ENEM de 2009 a 2019, e variação linguística, presente em 7,8% dos itens.
- “A grande característica contida nas letras das músicas caipiras é que elas refletem a falta da terra, falta de uma coisa fundamental que é o símbolo da mãe. Assim como ela, a música sertaneja também mostra a falta de alguma coisa. É sempre a mãe, a mulher que foi embora, é a diferença social, um que é pobre, outro rico, enfim, o desencontro amoroso. Dessa maneira a mulher, também mãe e criadora, substituiu a “mãe terra” cantada na música caipira. A música caipira fala de valores muito antigos, já a sertaneja reflete valores mais banais, coisas mais passageiras desse mundo sem raízes. Há essa diferença, mas não podemos ter preconceitos em relação a nenhum dos dois gêneros, já que ambos refletem uma realidade da qual o povo é a grande vítima.”
Entrevista com o professor doutor Romildo Santa’Anna, da Unesp de Rio Preto e do curso de Jornalismo da Unimar de Marília ao portal Debate.
No texto anterior, o entrevistado sugere que a música sertaneja não deve ser inferiorizada, pois ela
- A) apresenta qualidade técnica superior à caipira.
- B) elabora temas sofisticados alheios ao universo prosaico.
- C) abdica do diálogo com a temática das relações amorosas.
- D) descarta letras que refletem os afetos de um mundo sem raízes.
- E) considera experiências às quais parte da população é submetida.
2.
TEXTO I
O navio negreiro
Ontem a Serra Leoa,
A guerra, a caça ao leão,
O sono dormido à toa
Sob as tendas d’amplidão!
Hoje… o porão negro, fundo,
Infecto, apertado, imundo,
Tendo a peste por jaguar…
E o sono sempre cortado
Pelo arranco de um finado,
E o baque de um corpo ao mar…
“O navio negreiro”, de Castro Alves.
TEXTO II
Vozes-mulheres
A voz de minha bisavó
ecoou criança
nos porões do navio.
ecoou lamentos
de uma infância perdida.
A voz de minha avó
ecoou obediência
aos brancos-donos de tudo.
[…]
A minha voz ainda
ecoa versos perplexos
com rimas de sangue
e fome.
A voz de minha filha
recolhe em si a fala e o ato.
O ontem – o hoje – o agora.
Na voz de minha filha
se fará ouvir a ressonância
o eco da vida-liberdade.
EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. Belo Horizonte: Nandyala, 2008.
Castro Alves foi uma das vozes da terceira geração romântica, que marcou uma mudança de paradigma na literatura do século XIX. A escritora Conceição Evaristo estreou sua literatura em 1990 na série Cadernos Negros e hoje é um dos nomes mais expressivos da literatura afro-brasileira.
Os textos apresentados, apesar de produzidos em séculos distintos, compartilham a(o)
- A) evocação da ancestralidade como forma de libertação.
- B) esperança de preservação da memória dos antepassados.
- C) criticismo em relação à trajetória dos negros na sociedade.
- D) lembrança dos hábitos e das vivências da terra distante.
- E) relato crítico e detalhado da vinda de africanos para o Brasil.
3.
TEXTO I
[…]
Ouça-me bem, amor,
Preste atenção, o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos tão mesquinhos
Vai reduzir as ilusões a pó
Preste atenção, querida,
De cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estás à beira do abismo
Abismo que cavastes com teus pés…
“O mundo é um moinho”, de Cartola (1974).
TEXTO II
LAERTE. Quadrão. Folha de S.Paulo, São Paulo, 10 jul. 2017. Disponível em: <http://www.folha.uol.com.br>. Acesso em: 17 jul. 2017.
Os textos anteriores mantêm uma relação de intertextualidade na qual o(a)
- A) eu lírico do texto I elabora um retrato objetivo da situação narrada.
- B) texto I pode ser encarado como uma versão parodiada do texto II.
- C) ironia do texto II se dá pela interpretação denotativa do texto I.
- D) inversão de valores torna os sentimentos positivos no texto I.
- E) texto II faz uma tradução literal exata do contexto do texto I.
- A linguagem é uma legislação, a língua é seu código. Não vemos o poder que reside na língua, porque esquecemos que toda língua é uma classificação, e que toda classificação é opressiva […]. Jákobson mostrou que um idioma se define menos pelo que ele permite dizer, do que por aquilo que ele obriga a dizer. Em nossa língua francesa (e esses são exemplos grosseiros), vejo-me adstrito a colocar-me primeiramente como sujeito, antes de enunciar a ação que, desde então, será apenas meu atributo: o que faço não é mais do que a consequência e a consecução do que sou; da mesma maneira, sou obrigado a escolher sempre entre o feminino e o masculino, o neutro e o complexo me são proibidos. […] Assim, por sua própria estrutura, a língua implica uma relação fatal de alienação. Falar, e com maior razão discorrer, não é comunicar, como se repete com demasiada frequência, é sujeitar: toda língua é uma reição¹ generalizada.
¹Do francês, rection. A melhor tradução do vocábulo em português é regência (ciberdúvidas).
BARTHES, Roland. Aula. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1977.
Utilizando exemplos da língua francesa, o fragmento anterior apresenta uma concepção de língua vinculada à noção de poder. Para isso, nele,
- A) atribui-se um caráter opressor à língua, considerando seus aspectos estruturais.
- B) revela-se a sujeição da língua às regras criadas a partir da fala de determinado grupo.
- C) aponta-se a comunicação como principal finalidade da linguagem e, portanto, da língua.
- D) evidencia-se a liberdade da linguagem tendo em vista as diversas variedades linguísticas.
- E) considera-se o aspecto semântico da língua e a relação entre as coisas e sua classificação.
5.
Os recursos verbais e não verbais da campanha publicitária anterior foram utilizados com a finalidade de
- A) expor a eficiência da vacina no tratamento do câncer de garganta e de doenças sexualmente transmissíveis.
- B) mostrar o Brasil como o sétimo país do mundo no ranking mundial de meninos contaminados pelo HPV.
- C) informar que, além das meninas, os meninos de 12 a 13 anos também devem se vacinar contra o HPV.
- D) comunicar que brasileiros de até 26 anos também poderão ter acesso ao processo de vacinação.
- E) aproximar os meninos maiores de 15 anos, sem HPV, dos postos de vacinação.
6.
No cartaz, há uso da função apelativa porque
- A) enfatiza a transmissão de informações formais e objetivas.
- B) abdica do modo imperativo na construção da mensagem.
- C) tenta persuadir os interlocutores representados pelos pais.
- D) centra sua mensagem na reflexão sobre o código utilizado.
- E) visa emocionar os pais a respeito da carência afetiva dos filhos.
7.
Com açúcar, com afeto
Fiz seu doce predileto
Pra você parar em casa
Qual o quê!
Com seu terno mais bonito
Você sai, não acredito
Quando diz que não se atrasa
Você diz que é um operário
Sai em busca do salário
Pra poder me sustentar
Qual o quê!
No caminho da oficina
Existe um bar em cada esquina
Pra você comemorar
Sei lá o quê! […]
“Com açúcar, com afeto”, de Chico Buarque.
As seleções linguísticas feitas pelo eu lírico incorporam ao texto
- A) função apelativa, típica de uma súplica amorosa.
- B) austeridade, pelo uso de uma linguagem que abdica de tom poético.
- C) tom de diálogo, pela recorrência de expressões toponímicas.
- D) cunho político, pois retratam o cotidiano do proletariado.
- E) espontaneidade, pelo uso de uma linguagem coloquial.
8.
Noventa milhões em ação
Pra frente, Brasil
Do meu coração
Todos juntos vamos
Pra frente, Brasil
Salve a Seleção!
De repente é aquela corrente pra frente
Parece que todo o Brasil deu a mão
Todos ligados na mesma emoção
Tudo é um só coração!
“Pra frente, Brasil”, de Miguel Gustavo.
Analisando os procedimentos de construção da canção “Pra frente, Brasil”, hino da copa de 1970, percebe-se que o(a)
- A) apelo popular foi substituído pela criticidade.
- B) tom ufanista e inflamado prepondera na composição.
- C) resistência ao governo ditatorial se fazia pela via do esporte.
- D) ideia de um país aguerrido é substituída pela de país fracassado.
- E) diferença de classes sociais impedia a consolidação da unidade nacional.
9.
MATISSE, Henri. A dança. França, 1910.
No quadro A dança, de Henri Matisse, a incorporação de características das vanguardas europeias acontece quando o(a)
- A) obra expressa sentimentos dramáticos como loucura, medo e solidão.
- B) artista apela para uma rígida estruturação formal em suas composições.
- C) experimentalismo é subtraído da composição para dar lugar ao academicismo.
- D) sobriedade aparente contribui para negar o aspecto lírico e sensível da pintura.
- E) simplicidade da composição auxilia o registro do movimento rítmico das personagens.
10.
Pessoas ao sol, de Edward Hopper (1960).
Em sua tentativa de pensar a vida nos grandes centros urbanos da primeira metade do século XX, a estética de Edward Hopper, no quadro Pessoas ao sol, dialoga com o
- A) expressionismo, ao apresentar traços que deformam o real a fim de ressaltar a dificuldade de comunicação.
- B) romantismo, devido à sugestão de dinamismo proporcionado pelo jogo entre luz e sombra.
- C) realismo, ao empregar formas e cores que buscam se aproximar objetivamente da realidade.
- D) dadaísmo, ao combinar pessoas aleatoriamente, criticando, de forma irônica, valores tradicionais como a convivência.
- E) impressionismo, ao representar objetos e pessoas sem contornos nítidos com o objetivo de destacar suas tonalidades.
11.
PORTINARI, Candido. Café. 1938. 1 original de arte, afresco, 280 cm x 297 cm. Palácio Gustavo Capanema (Rio de Janeiro).
O quadro de Portinari apresenta características que configuram um
- A) estilo surrealista de encarar a visão do trabalho.
- B) final de período em que o estilo está decadente.
- C) movimento artístico de temas mais clássicos.
- D) processo de construção a partir de colagens.
- E) panorama social de um momento histórico.
12.
TEXTO I
揺・カプリス TAYUTA Capri, de Yoshitoshi Kanemaki.
TEXTO II
Obra sem título, de Edgard de Souza.
Apesar de as obras anteriores serem de artistas com nacionalidades e propostas distintas, nota-se que elas apresentam uma interseção no que diz respeito
- A) ao formato, pois buscam reproduzir a forma humana com rigor.
- B) à bidimensionalidade, pois reforçam a ideia de estatismo.
- C) ao movimento, pois ambas remetem ao deslocamento no espaço.
- D) à temática, pois são representações tradicionais do corpo humano.
- E) à influência, pois ambas se contrapõem ao Surrealismo.
13.
Disponível em: <https://twitter.com/>. Acesso em: 1 nov. 2017.
O presidente dos Estados Unidos utiliza as redes sociais não só para informar as pessoas sobre seu governo, mas também para compartilhar seus posicionamentos. Na mensagem apresentada, por exemplo, fica clara uma postura
- A) pacífica, motivada pelo desejo de ver a paz mundial.
- B) bélica, com grande investimento em equipamento militar.
- C) vanguardista, caracterizada pela disruptura nas Forças Armadas.
- D) progressista, voltada para a transformação da sociedade estadunidense.
- E) estratégica, que prioriza a administração e a onipresença em detrimento da força.
14.
Em geral, os cartuns criticam certos aspectos da sociedade moderna utilizando-se do humor. Isso pode ser visto no cartum apresentado, o qual critica a
- A) programação dos canais de televisão em geral, que é limitada e repetitiva.
- B) televisão como meio de comunicação, uma vez que seu conteúdo é restrito.
- C) apatia das pessoas que, ao assistirem à TV, deixam de agir sobre os problemas.
- D) maneira como as famílias consomem notícias, sem se preocupar em entendê-las.
- E) naturalização de notícias falsas, que são disseminadas, também, pelos telejornais.
15.
HOUK, Clifford; POST, Richard. Chemistry: Concepts and Problems – A Self-Teaching Guide. Indianápolis: Wiley, 1996.
Considerando o sumário apresentado, infere-se que o público-alvo desse livro são
- A) especialistas em física.
- B) estudantes de química.
- C) apreciadores de literatura.
- D) consumidores de autoajuda.
- E) profissionais de arquitetura.
16.
Un plan contra la contaminación
Las medidas parciales ya no son suficientes contra la suciedad del aire; es necesario cerrar los centros de las ciudades y modernizar los vehículos
La contaminación en las grandes ciudades sigue siendo un problema mal resuelto en España. Aunque la calidad del aire europeo esté mejorando poco a poco, el aire sucio produce una disminución en la esperanza de vida de los ciudadanos. Por eso, es importante que las ciudades españolas más contaminadas (Madrid y Barcelona) se doten de planes para limpiar el aire y que los Gobiernos pongan en marcha programas para reducir la contaminación por el transporte.
Madrid ha puesto en marcha estos días los protocolos de contaminación. El Ayuntamiento también ha anunciado planes para cerrar parcialmente alguna calle importante y es evidente que se mueve en la dirección estratégica de limitar el tráfico. Bien, pero parece necesario contar con planes a más largo plazo.
El empeoramiento de las condiciones climáticas obligará tarde o temprano a decisiones más radicales. Es inevitable restringir el tráfico en toda la ciudad – en casi todas las ciudades – para reducir de verdad el volumen de emisiones. Pero para eso los Gobiernos (central, municipal) deberían tener una estrategia común, que hoy no existe.
EL PAÍS, 16 out. 2017. Seção Opinión. Disponível em: <https://elpais.com>. Acesso em: 18 out. 2017
O texto tem como principal objetivo mostrar o(a)
- A) combate à poluição em cidades espanholas a partir de medidas eficientes.
- B) necessidade de ampliação das medidas de combate à poluição do ar.
- C) melhoria na qualidade do ar e na vida das pessoas que moram em grandes cidades.
- D) impacto da contaminação do ar na saúde das pessoas residentes em grandes cidades.
- E) estratégia comum utilizada pelos governos das grandes cidades no combate à poluição do ar.
17.
O sentido da palavra ojalá, utilizado pela personagem, pretende expressar
- A) comparação.
- B) esperança.
- C) confiança.
- D) dúvida.
- E) pessimismo.
18.
Tenía siete años apenas
¡Qué siete años!
¡No llegaba a cinco siquiera!
De pronto unas voces en la calle
me gritaron ¡Negra!
[…]
Y yo no sabía la triste verdad que aquello escondía.
[…]
Y odié mis cabellos y mis labios gruesos
y miré apenada mi carne tostada
Y retrocedí
¡Negra!
[…]
De hoy en adelante no quiero
lacear mi cabello
No quiero
Y voy a reírme de aquellos,
que por evitar – según ellos –
que por evitarnos algún sinsabor
Llaman a los negros gente de color
¡Y de qué color!
NEGRO
¡Y qué lindo suena!
NEGRO
¡Y qué ritmo tiene!
NEGRO NEGRO NEGRO NEGRO
[…]
“Me gritaron Negra”, de Victoria Santa Cruz.
Victoria Santa Cruz é uma poeta afroperuana que traz à tona a questão do racismo em seus versos. No poema, percebe-se, por fim, que há uma atitude de
- A) resignação perante a situação vivida na infância.
- B) revolta para com aqueles que a discriminaram.
- C) valorização do racismo que ela vivenciava.
- D) vingança dirigida aos seus opressores.
- E) orgulho de sua condição racial.
COMENTÁRIOS
1: E
No final de sua fala, Romildo afirma que “Há essa diferença, mas não podemos ter preconceitos em relação a nenhum dos dois gêneros, já que ambos refletem uma realidade da qual o povo é a grande vítima”. Esse fragmento ratifica o que foi exposto na alternativa.
2: C
Tanto no poema de Castro Alves como no de Conceição Evaristo, há uma visão crítica em relação à difícil trajetória dos negros na sociedade. Em “O navio negreiro”, há o relato contundente da vinda dos negros da África para o Brasil; em “Vozes-mulheres”, percorre-se a história dos ancestrais, pensa-se o presente e caracteriza-se uma voz do futuro, que ecoará a ancestralidade em busca da liberdade.
3: C
O texto II possui um tom irônico, pois a situação retratada é impossível e só acontece porque algo que está no sentido conotativo no primeiro texto é transportado para o sentido denotativo no segundo.
4: A
No fragmento, há uma caracterização da língua como um sistema opressor, por ser uma forma de classificação. Para o autor do fragmento, a própria estrutura da língua limita o que se pode expressar, ou melhor, obriga a expressar de formas determinadas.
5: C
O título da campanha chama a atenção para o fato de que os meninos agora também serão vacinados, já que a vacina contra o HPV era dada apenas às meninas. Alguns outros grupos foram incluídos, mas o objetivo é evidenciar que os meninos de 12 a 13 anos (com a inclusão gradativa de outras faixas etárias nos próximos anos) também podem receber a vacina.
6: C
No caso, a campanha pede aos pais para vacinarem seus filhos contra a paralisia infantil, persuadindo-os a realizar essa ação.
7: E
O texto se configura como uma confissão de alguém sobre o que sente em relação ao amado e apresenta um tom espontâneo, despreocupado com a norma-padrão, mas sem desvincular-se da função poética inerente ao gênero. A coloquialidade pode ser vista em expressões como “pra”, e “qual o quê”.
8: B
A letra da canção convoca as pessoas a torcerem pelo Brasil, na tentativa de inspirar um sentimento patriótico. O tom inflamado é percebido na utilização de algumas expressões como “Tudo é um só coração!”.
9: E
A simplicidade da composição é uma característica vanguardista que, no caso da composição de Matisse, alia-se à captura dos movimentos na tela.
10: C
A estética de Edward Hopper, em Pessoas ao sol, dialoga com o realismo na medida em que as formas, bem delineadas, e cores, juntamente com a composição de luz e sombras, são empregadas com o intuito de se aproximar objetivamente do real, a fim de revelar suas particularidades, no caso, a incomunicabilidade em um espaço partilhado.
11: E
A obra de Portinari exemplifica um momento peculiar da história brasileira, que é o ciclo do café na Região Sudeste, sobretudo no estado de São Paulo.
12: C
As duas obras convergem ao transmitirem a ideia de movimento enquanto expressão de sentimentos humanos.
13: B
Trump assume uma postura bélica ao afirmar que os Estados Unidos estão gastando centenas de bilhões de dólares para renovar sua força militar (The U.S. […] is completely rebuilding its military, and they’re spending hundreds of billions of dollars to […] military equipment […]). Essa postura é reforçada pela crença do presidente de que a paz pode ser obtida por meio da força (I want peace through strength!).
14: E
Ao assinalar que um dos itens a serem tratados no telejornal são as notícias falsas, ou fake news, o cartum aborda a naturalização desse tipo de notícia e mostra que, ao contrário do que muitos pensam, sua circulação se dá, também, entre os telejornais.
15: B
Considerando que o sumário traz uma série de tópicos e conceitos que fazem parte do universo da Química, é possível afirmar que o público-alvo sejam os estudantes da matéria.
16: B
Essa alternativa está correta, pois é a tese principal do texto: as cidades mais povoadas da Espanha precisam adotar planos mais eficientes para diminuir a emissão de poluição do ar.
17: B
Na tira, a utilização da palavra ojalá e do modo subjuntivo revelam que a personagem tem desejo e esperança de que algo bom suceda no próximo ano.
18: E
O eu lírico reafirma sua condição de negra ao dizer que não quer ser chamada de “gente de cor” (expressão que por muitos anos era usada como um eufemismo), que não sente mais vergonha de seus cabelos e seus lábios grossos, como já sentiu no passado, quando era menina.
GABARITO
1: E
2: C
3: C
4: A
5: C
6: C
7: E
8: B
9: E
10: C
11: E
12: C
13: B
14: E
15: B
16: B
17: B
18: E