O Papa Francisco manifestou apoio à criação de leis a garantir a união civil de casais do mesmo sexo, segundo a Agência de Notícias Católica. A declaração teria sido feita no documentário “Francesco”, exibido em Roma nesta quarta-feira. É o gesto mais enfático de Francisco aos direitos LGBTI desde sua ascensão ao Papado, em 2013.
Na produção, de acordo com a agência, o Papa defende que casais do mesmo sexo devem ter o direito garantido por lei. A Igreja Católica é contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas o Pontífice fez diferentes acenos à inclusão de homossexuais na sociedade. As declarações representam um ponto de virada em relação ao posicionamento de seus antecessores, incluindo o Papa Emérito Bento XVI, recluso no Vaticano.
— O que precisamos criar é uma lei de união civil — disse Francisco. — Homossexuais têm direito de fazer parte de uma família. Eles são filhos de Deus e têm o direito de constituir uma família Ninguém deve ser expulso ou ser forçado à infelicidade por conta disso.