O diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Covid-19, David Nabarro, apelou que líderes mundiais parem de utilizar lockdowns como ferramenta principal contra a covid-19.
O alerta foi feito em uma entrevista à revista britânica The Spectator nesta segunda-feira (12).
“Apelo para os líderes mundiais: parem de utilizar lockdowns como ferramenta principal, desenvolvam sistemas melhores, trabalhem juntos e aprendam juntos. E lembrem, os lockdowns têm uma consequência que jamais deve ser subestimada, que é fazer os pobres terrivelmente mais pobres ainda”, declarou.
Nabarro ainda frisou que para a OMS, a única justificativa para lockdowns é ganhar tempo para reorganizar, reagrupar, reequilibrar seus recursos, proteger seus profissionais de saúde, que estão exaustos”, disse o Dr. Nabarro.
“Mas, em larga escala, é melhor não fazer. Veja o que aconteceu com a indústria do turismo no Caribe, ou no Pacífico, porque as pessoas não estão saindo em férias. Veja o que está acontecendo com os pequenos agricultores em todo o mundo porque seus mercados foram prejudicados. Veja o que acontece com os níveis de pobreza. É possível que o nível de pobreza no mundo dobre no ano que vem. Podemos acabar tendo pelo menos o dobro de desnutrição, porque as crianças não estão recebendo merenda escolar e seus pais, de famílias pobres, não conseguem comprar. É algo terrível, uma catástrofe global, na verdade”, declarou.