A Paraíba já vacinou quase metade de cães e gatos contra raiva animal. A cobertura vacinal está em 46,68%, nesta terça-feira (6), com 342.235 doses aplicadas. A Campanha vai até o dia 23 de outubro e a meta atual é vacinar 657.141 animais, sendo 492.856 cães e 164.285 gatos.
Segundo informações obtidas pela imprensa, alguns municípios já atingiram a meta de vacinação e outros precisam intensificar as ações de busca ativa destes animais. Até esta segunda semana de campanha, foram vacinados 247.041 cães e 95.194 gatos, o que corresponde a 46,68% e 47,91% do previsto na cobertura vacinal.
De acordo com o chefe do Núcleo de Zoonoses do Estado, Francisco de Assis Azevedo, devido à pandemia da Covid-19, não haverá um “Dia D” para a vacinação , por isso a população deve atentar para a importância dessa imunização.
A raiva é uma doença que pode ser transmitida para o homem, através da mordida, saliva ou secreções. Em João Pessoa, uma idosa morreu em decorrência de uma infecção por raiva humana em julho deste ano, após contrair a doença ao ser mordida por uma raposa.
A raiva é uma doença que pode ser transmitida para o homem, através da mordida, saliva ou secreções. O agravo possui um índice elevado de mortalidade em mamíferos, mas pode ser prevenido por meio da vacina, que não possui contraindicações.
Para vacinar os cães e gatos, os tutores devem procurar um local de vacinação volante, ou o centro de zoonozes no município em que residem (caso tenha), ou a Gerência Regional de Saúde para se informar das ações adotadas na localidade. Durante a vacinação, o animal deve estar sempre acompanhado de pessoa maior de idade e devidamente contido (com coleira e guia).