Um recente estudo indica que o 5G pode ter um papel importante na recuperação da economia global no pós-pandemia, já que a previsão é de que a tecnologia valerá cerca de US$ 1,5 trilhão até 2030. A análise foi realizada pela empresa STL Partners sob pedido da Huawei que, assim como outras fabricantes de celulares, sofreu os impactos negativos do cenário pandêmico.
Entre as oito indústrias que mais se beneficiarão com a implementação da tecnologia, estão as de energia, manufatura, saúde e logística. A Huawei também está inserida em um grupo privilegiado, uma vez que receberá a demanda do público pelo 5G de forma direta.
Apesar da expectativa de que o 5G oferecerá uma gama de benefícios ao consumidor, como dados móveis mais rápidos, os resultados verdadeiramente revolucionários estarão na indústria, graças à maior capacidade e latência ultrabaixa.
Impactos do 5G
Segundo o estudo da STL Partners, os efeitos 5G vão além do aspecto econômico. Com a implementação desta tecnologia, países com sistemas de saúde bem estruturados poderão tratar 1 bilhão de pacientes a mais em 2030 em razão do aprimoramento de tecnologias.
O setor de energia renovável também apresentará melhorias: ao final da década, estima-se que as emissões de carbono serão reduzidas em 2,3 bilhões de toneladas.
No entanto, o estudo pontua que isso só será possível a partir de uma união entre as operadoras, líderes da indústria e governos — que, segundo o relatório, devem coletar receitas indiretas da tributação resultante da atividade econômica adicional, em vez de arrecadarem lucros excessivos nos leilões de espectro.