O primeiro caça Gripen chegou ao Brasil no último domingo (20). A aeronave desembarcou no porto de Navegantes, em Santa Catarina, com acesso liberado apenas para os profissionais envolvidos no projeto e com a logística.
O exemplar F-39E Gripen será utilizado nas atividades de desenvolvimento conjunto a serem feitas no parque industrial brasileiro.
Aeronave chegou por porto de Santa Catarina
Reprodução/Instagram @saab
Haverá um processo de cooperação entre a sueca Saab, que fabrica o avião, e as empresas nacionais selecionadas como beneficiárias no programa de transferência de tecnologia.
O caça, ao final do desenvolvimento da versão monoposto, será incluído à frota da Força Aérea Brasileira.
As operações de testes da aeronave serão executadas em ambiente controlado. A aeronave teve os voos de testes iniciados em agosto de 2019, na Suécia. Recentemente, o Major Aviador Cristiano de Oliveira Peres, piloto da FAB (Força Aérea Brasileira), comandou o caça.
A apresentação oficial, que contará com presença da imprensa, está marcada para o dia 23 de outubro, durante cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, em Brasília, no Distrito Federal.
As primeiras aeronaves em condições de serem utilizadas em operações de Força Aérea têm previsão de serem entregues para o Comando da Aeronáutica ao final de 2021.
*Estagiário do R7, sob supervisão de Raphael Hakime