Porém, sempre que você abrir o aplicativo, qualquer pessoa – mesmo que não seja seu contato – poderá ver que você está ativo no app de uma forma bem simples: o texto “online” aparece logo abaixo do seu nome.
Atualmente, nenhuma das configurações do WhatsApp modifica a exibição do “online”. Contatos bloqueados não podem ver o “online”, mas esses contatos também não podem enviar nenhuma mensagem a você – o que normalmente não é o objetivo de quem tenta esconder essa informação.
Cuidado ao evitar o ‘online’
Antes de tentar esconder o aviso de “online”, é importante lembrar que essa prática pode ter consequências inesperadas.
O “online” do WhatsApp é confiável justamente porque não pode ser desativado.
Quando alguém perceber que está recebendo mensagens de você sem ver o “online” ou o “digitando” antes, é provável que seu contato suspeite que há algo de errado, porque não é algo próprio do aplicativo.
Em outras palavras, a ideia de esconder sua presença pode facilmente acabar gerando mais dúvidas e suspeitas.
Se há alguém incomodado por não receber respostas depois de ver você online, essa pessoa pode acabar perdendo toda a confiança no “online” do seu contato, levando à conclusão – possivelmente correta – de que você está evitando e se escondendo dela.
Configurações de privacidade do WhatsApp permitem controlar apenas o ‘visto por último’, o ‘recado’ associado ao perfil e o ‘status’ que funciona como o stories do WhatsApp. Não há ajuste para o aviso de ‘online’.
Reprodução
Como ler o WhatsApp sem ficar ‘online’
A leitura de mensagens pelas notificações do smartphone (estando a tela bloqueada ou não) é o meio mais simples para visualizar o conteúdo recebido sem abrir o WhatsApp e “denunciar” que você está conectado.
Mas essa prática nem sempre tem utilidade: as notificações mostram poucas conversas e apenas trechos do que foi recebido.
Fora isso, existe um truque bastante simples para não ser “dedurado” pelo aviso de “online” do WhatsApp. Parece óbvio, mas basta abrir o WhatsApp sem estar “online” (conectado à internet).
Ativar o “modo avião” no seu smartphone para desligar a rede Wi-Fi e a conexão com a rede móvel é um dos métodos mais intuitivos para fazer isso.
Sem acesso à internet, o WhatsApp não poderá “avisar” que você abriu o aplicativo e você não aparecerá “online”.
É possível digitar e até “enviar” mensagens sem uma conexão, mas elas só serão entregues quando você desligar o modo avião ou conectar manualmente a uma rede Wi-Fi.
Seus contatos também não serão notificados enquanto você estiver digitando no modo avião. Ou seja, o truque funciona para esconder tanto o “online” como o “digitando”.
Métodos alternativos são arriscados
Alguns aplicativos e extensões para navegadores prometem “melhorar” o WhatsApp, inclusive com opções para esconder o “online” e o “digitando”.
O problema dessas “soluções” é que elas precisam interferir na sua conexão com o WhatsApp para oferecer esses recursos.
Se você se preocupa com sua privacidade e não quer divulgar quando está online ou digitando, faz pouco sentido colocar toda a sua intimidade em risco usando aplicações não oficiais para se conectar ao WhatsApp.
Caso esses apps ou serviços sofram ataques de hackers, é possível que a segurança das suas conversas fique em risco.
Saiba como aumentar a segurança do celular e dos aplicativos de mensagens
Também há aplicativos que permitem ler o “histórico” de notificações do celular. Esse truque permite visualizar (ao menos parcialmente) as mensagens recebidas através do WhatsApp sem abrir o aplicativo.
Ao contrário da notificação normal – que condensa informações e deixa apenas o que for mais recente -, a consulta ao histórico tende a permitir a leitura de várias conversas e mensagens que foram recebidas em notificações individuais.
Para que um app possa exibir o histórico de notificações, ele precisa receber permissão para acessar e registrar todas as notificações recebidas. Isso é arriscado, pois a leitura de notificações não dá acesso apenas ao WhatsApp, mas também aos seus SMSs e outros recursos.
A leitura de notificação é uma das permissões consideradas “especiais” no Android, porque apps de espionagem se aproveitam dela para acessar códigos de autorização recebidos por torpedos ou monitorar suas comunicações.
Se o aplicativo usado para essa finalidade não for de absoluta confiança, existe uma chance de problemas graves.
Como no caso das extensões de navegador, o uso desses mecanismos para contornar o funcionamento regular do WhatsApp não é recomendado.
Entenda as permissões que alguns aplicativos pedem no Android
Dúvidas sobre segurança, hackers e vírus? Envie para [email protected]