O Ministério da Saúde anunciou nessa 6ª feira (11.set.2020) 1 aporte adicional de R$ 125 milhões para o enfrentamento da covid-19 nos territórios indígenas. O anúncio foi feito pelo secretário Especial de Saúde Indígena, Robson Santos da Silva, durante reunião on-line com representantes de organismos internacionais e governos estrangeiros.
A população atendida é 775.898 indígenas, distribuídos em 5.852 aldeias, de 305 etnias e que falam até 274 línguas. Na mesma reunião, a Saúde informou que foram, até o momento, 24.650 casos confirmados de covid-19, 18.958 recuperados e 401 mortes em territórios indígenas.
Entre as ações realizadas pelo ministério estão a criação das unidades de atenção primária exclusivas para a covid-19; a disponibilização de recursos adicionais aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas para compra de insumos, equipamentos, testes e equipamentos de proteção individual (EPIs); a divulgação local de campanhas sobre prevenção ao coronavírus, culturalmente apropriadas para cada região; e a contratação de horas voo e UTI aérea para transporte rápido de pacientes graves até unidades especializadas.
São 14.000 profissionais em campo para a realização dessas ações. Destes, 60% são indígenas. Antes de entrar nas aldeias, esses profissionais passam por exame de covid-19.
Participaram da reunião representantes de entidades internacionais, como OMS (Organização Mundial da Saúde), ONU (Organização das Nações Unidas), UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica) e OPAS (Organização Pan-americana de Saúde), além de representantes de embaixadas de países estrangeiros, como Estados Unidos, Noruega e Canadá.