Duas carretas carregadas com madeira extraída de forma ilegal foram apreendidas na madrugada desta sexta-feira (4), nos municípios de Esperança e Pocinhos, no Agreste da Paraíba. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o material saiu do estado do Pará com destino aos municípios de Esperança e João Pessoa.
Ao analisar os documentos florestais apresentados pelo condutor e a carga transportada no veículo abordado em Esperança, os policiais verificaram que havia irregularidades no volume declarado e na espécie de madeira transportada.
O motorista, de 59 anos, informou que a madeira teria como destino a capital paraibana. Ele afirmou que receberia o pagamento pelo transporte da madeira de acordo com a quantidade transportada.
A segunda abordagem também aconteceu na BR-230, só que na cidade de Pocinhos. O cadastro do local em que foi extraída a madeira ainda estava pendente de análise pelos órgãos florestais. O condutor, de 45 anos, afirmou que a carga teria como destino a cidade de Esperança. Ele receberia cerca de R$ 20 mil pelo transporte do produto.
Foram lavrados Termos Circunstanciados de Ocorrência. Tanto os condutores quanto as madereiras responsáveis pelo transporte da carga ilegal e emissão dos documentos ambientais irregulares vão responder criminalmente por transportar madeira ilegal.