Uma escola pública está oferecendo um robô pedagógico para tirar dúvidas dos alunos na disciplina de história, em Itaporanga, no Sertão da Paraíba. Assim como vários outros educadores, durante a pandemia da Covid-19 e a implantação das aulas remotas, a professora Maria de Lourdes Malaquias, que leciona na escola Professor Francilino Alencar Neves, encontrou muitas dificuldades.
De acordo com a professora, a ideia surgiu após a decisão de procurar uma melhor atuação enquanto educadora no espaço virtual. “Decidi sair da zona de conforto e melhorar o meu desempenho nas aulas remotas”, disse.
Maria de Lourdes teve a ajuda do filho, José Bruno Malaquias, que é engenheiro agrônomo, pós-doutorando na Universidade Estadual de São Paulo e ex-aluno da escola estadual, e mesmo não atuando com a área de tecnologia, desenvolveu um robô que tira dúvidas dos alunos.
Para que os alunos tenham as respostas, é necessário adicionar o número do robô em um aplicativo de mensagens e enviar a dúvida. O robô responde as mensagens dos alunos com mensagens de boas vindas, responde as questões e ainda envia imagens animadas.
De acordo com o engenheiro, o “Robito”, nome dado ao robô, pode ser replicado para outras disciplinas e professores de vários locais. “Ele pode ser utilizado para outras disciplinas. Muitos professores, até de outros estados, se interessaram por ele e querem utilizar também”, contou.
Segundo a gerência da 7ª Regional de Ensino, há a intenção de replicar a ideia para todas as escolas que fazem parte da regional.