Seguindo uma tendência de interiorização cada vez maior, o coronavírus está deixando os centros urbanos e migrando para as menores cidades do país. Com mais de 99% dos 5.570 municípios brasileiros tendo registrado pelo menos um caso de Covid-19, restam apenas 37 cidades imunes à doença – pelo menos, por enquanto.
De acordo com um levantamento feito pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, a maioria desses locais fica em Minas Gerais (27), mas há também municípios na Bahia (2), Goiás (3), Rio Grande do Sul (3), São Paulo (1) e Paraná (1). Minas Gerais é o estado com mais municípios do Brasil, com 853 cidades, seguido por São Paulo (645) e Rio Grande do Sul (497).
As cidades de Novo Horizonte (BA), Pedras de Maria da Cruz (MG) e Ipupiara (BA) são as mais populosas da lista. As duas primeiras têm um pouco mais de 12 mil habitantes, de acordo com informações do Tribunal de Contas da União (TCU) de 2019. O menor município é Cedro do Abaeté (MG), com 1.164 habitantes.
Em Novo Horizonte há, no momento, um caso suspeito, 173 monitorados e 114 descartados. Em Pedras de Maria da Cruz, há sete suspeitos, 35 descartados e 44 notificados. Botumirim (MG) afirma que há 89 casos suspeitos e, até agora, 48 já foram descartados.
A reportagem encontrou, ainda, casos suspeitos em Ibertioga – MG (1), Leme do Prado – MG (4), Aceguá – RS (7), Água Limpa – GO (3), Godoy Moreira – PR (1), São Miguel do Passa Quatro – GO (31) e Novo Planalto – GO (1).