Vivendo em um relacionamento abusivo, uma mulher paraibana percebeu o que sofria após ler relatos de outros casos em redes sociais. Após identificar a violência, a jovem criou um página para ajudar outras mulheres na mesma situação. A página "Era Abuso" tem o objetivo de compartilhar relatos e ajudar as mulheres a identificarem o que é um relacionamento abusivo. O primeiro relato foi da própria criadora.
"Eu achava que era culpada de tudo, ele colocava a culpa pra cima de mim de todas as coisas que aconteciam, que eu tinha que seguir as regras que ele me dizia que eu tinha que seguir e tudo se intensificou quando ele pediu as senhas das minhas redes sociais porque ele não confiava mais em mim", declarou.
Além das vítimas de violência física, a página busca esclarecer as violências psicológicas. De acordo com Lídia Moura, Secretária da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba, o relacionamento abusivo tira a autonomia da vítima.
"É, por exemplo, quando se tira a privacidade da pessoa, ou seja, controla as redes sociais, controla mensagem, telefonemas, vai tirando a autonomia da pessoa a ponto de controlar que amizades ela pode ou não pode ter".
Outras características do abuso também são pressão psicológica e chantagens. Segundo a Polícia Civil, foram registrados 911 casos de violência doméstica em João Pessoa no primeiro semestre deste ano. A secretária reforça a importância de denunciar o crime:
"A partir da denúncia vamos tomar conhecimento de que há um problema e depois a mulher vai saber quais são os serviços, quais são as formas de violência porque muitas vezes ela tem até dúvida de tanto que as pessoas dizem que aquilo é normal", disse Lídia.
Como denunciar violência doméstica na Paraíba
- 197 (Disque Denúncia da Polícia Civil)
- 180 (Central de Atendimento à Mulher)
- 190 (Disque Denúncia da Polícia Militar – em casos de emergência)