A Uefa deve finalizar a Liga dos Campeões com jogos únicos a partir das quartas de final, realizados durante 10 dias em Lisboa, de acordo com um plano que será apresentado ao comitê executivo para ratificação na quarta-feira (17).
Uma fonte com conhecimento das discussões entre clubes e o órgão que comanda o futebol europeu disse à Reuters que a proposta deve ser acertada após um consenso nesta segunda-feira (15).
A Uefa não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Segundo o plano, a competição, suspensa em março devido à pandemia de coronavírus, será retomada com os jogos de volta que restam para completar as oitavas de final, a serem disputados nos locais programados.
Então, a partir de 12 de agosto, jogos únicos das quartas de final serão disputados em Lisboa em quatro dias consecutivos, com as semifinais ocorrendo em 18 e 19 de agosto e a final em 23 de agosto na capital portuguesa.
O plano permite uma conclusão mais rápida da temporada do que o tradicional formato, com partidas de ida e volta em casa e fora.
Os jogos provavelmente ocorrerão nos dois maiores estádios de Lisboa, o Estádio da Luz, do Benfica, e o José Alvalade, do Sporting.
Os organizadores estão assumindo que os jogos serão disputados com portões fechados, mas se entende que a Uefa deixe a porta aberta para possíveis mudanças, caso as condições de saúde pública em Portugal permitam.
Istambul sediaria a decisão da Liga dos Campeões 2020, mas agora será o local da final de 2021.
Um formato semelhante será usado para decidir a competição da Liga Europa em estádios alemães.
Os jogos restantes das oitavas de final serão realizados em locais neutros na Alemanha, com os jogos a partir das quartas sendo disputados em Duisburg, Dusseldorf, Gelsenkirchen e Colônia.
A abertura tradicional da temporada europeia, a Supercopa da Uefa, deve ocorrer em Budapeste, no dia 24 de setembro.