O governador deixou claro que a partir desta segunda-feira, não ocorrerá uma reabertura total do comércio. Segundo ele, a abertura gradual será feita em níveis de avaliação que serão representados pelas cores verde, amarela, laranja e vermelha e cada município receberá, do Governo do Estado, a sua avaliação, com base nos parâmetros implantados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
As informações relacionadas ao nível de cada município será disponibilizada no site do Governo do Estado neste sábado (13).
Veja vídeo da transmissão através do link AQUI:
Ou no Instagram @joaoazevedolins.
PARÂMETROS
Para cada município será estabelecida uma bandeira de nível de acordo com os parâmetros de saúde. São eles: a taxa de obediência do isolamento social, a taxa de casos novos da Covid-19, a taxa de letalidade e a taxe de ocupação de leitos. Esses critérios, segundo o governador, será avaliado a cada 15 dias e apresentado aos prefeitos.
Os mais variados segmentos de atividades também serão avaliados pelo mesmo método. Cada segmento, segundo o governador, deverá se enquadrar nos critérios de retomada, além de apresentar um protocolo que dê segurança aos funcionários e à população, prevenindo a todos da contaminação. “Cada segmento deverá apresentar as prefeituras um protocolo de funcionamento. Cabe a prefeitura avaliar a liberação”, declarou o governador.
Um novo decreto, segundo o chefe do Executivo paraibano, será emitido ainda nesta sexta-feira e publicado no Diário Oficial com o intuito de esclarecer a toda a sociedade sobre as regras de reabertura.
O governador disse que cada ação em prol do ‘novo normal’ necessita do apoio e da colaboração da população e de cada prefeito. “Esse plano tá muito discutido e muito pensando. Nos reunirmos com 17 segmentos da sociedade. Houve todo um preparou para que pudéssemos dar este passo, porque o que queremos é preservar vidas”, argumentou João Azevêdo.
TRANSPORTE
O transporte municipal será reativado com apenas 60% de sua capacidade, apenas com passageiros sentados. Toda a ação será fiscalizada pelo Departamento de Estradas de Rodagens da Paraíba. As rodoviárias estaduais, fechadas no último decreto, serão reabertas. Em relação aos transportes coletivos, caberá às prefeituras estabelecer os critérios de funcionamento, explicou o governador.
Neste domingo, dia 14, chega ao fim o último decreto de isolamento social emitido pelo Executivo Estadual. O decreto teve início no dia 1º de junho e vigorou em toda a Grande João Pessoa.
ESCOLAS
As aulas da rede pública e rede privada não possuem as mínimas condições de voltar. Estamos montando um convênio com 120 municípios para a realização de aulas remotas através de videoconferência.
MISSAS E CULTOS
As celebrações religiosas estão liberadas para acontecer com o uso de apenas 30% do espaço utilizado em igrejas e templos de oração.
BARES E RESTAURANTES E SHOPPINGS
Deverão funcionar apenas por delivery ou drive thru. Segue proibido o uso interno desses estabelecimentos.
BARBEARIAS E SALÕES DE BELEZA
Apenas com agendamento.