Moradores do bairro do Bessa se reuniram e decidiram instalar um lavatório de mãos público no ecobosque, em João Pessoa. De acordo com um dos moradores, o responsável por montar o equipamento, Bismarck Januário, que trabalha com marcenaria e pintura, explicou que usou uma geladeira que tinha sido jogada fora, estava em uma sucata, para adaptar o lavatório.
O equipamento foi adaptado e conta com compartimento para detergente ou sabão líquido e acionamento da água por meio de um pedal. A geladeira velha, em seu interior, conta com um reservatório de água limpa e um outro de água suja, que precisam de manutenção a medida que o lavatório for sendo usado.
Moradores do bairro do Bessa, em JP, usam geladeira para construir lavatório
“Demorei uns dois ou três dias para montar o lavatório. Usei a traseira da geladeira para colocar a pia do lavatório. Usei bastante material reciclável. O pedal foi feito de uma alça de bateria. Gastei mais ou menos R$ 30 para fazer tudo, comprei somente a pia”, explicou o Bismarck Januário.
Um outro morador da área, Jeferson, explicou que o ecobosque é conhecido por ser espaço de descanso para muitos trabalhadores de entregas por aplicativo, da construção civil e de empresas de telefonia. “A iniciativa do lavatório é para que eles façam a higienização das mãos, para se precaver. Nosso objetivo é ajudar a prevenir contra o coronavírus”, comentou.
Cerca de 15 a 20 pessoas usam o espaço e eles próprios vão passar a gerir o lavatório, repondo a água limpa e o detergente, assim como descartando a água suja.